J.K. Rowling revela origem do símbolo de “Harry Potter e os Talismãs da Morte”

The British Library / BBC

Harry Potter: A History of Magic

Um dos símbolos de Harry Potter e os Talismãs da Morte encontra-se ligado à morte da mãe de J.K. Rowling. A revelação foi feita esta semana pela autora em entrevista à BBC, para o documentário Harry Potter and History of Magic.

Em comemoração do 20.º aniversário da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a BBC lançou um novo documentário intitulado de Harry Potter e a História da Magia. Neste vídeo de 60 minutos são desvendados detalhes mágicos da vida real, detalhes de uma história de magia que enfeitiçou gerações.

A criadora de Harry Potter revela neste documentário todas ligações entre Os Talismãs da Morte e a sua mãe, incluindo a inspiração de um dos mais famosos símbolos da saga.

Na entrevista dada à BBC, J.K Rowling recorda ainda que na noite em que desenhou os primeiros esboços de Pomona Sprout, o professor de Herbologia de Hogwarts, assistia ao filme The Man Who Would Be King. Sem saber, após ver o filme, J.K. Rowling preparava-se para receber uma chamada no dia seguinte, a qual lhe traria a notícia do falecimento da sua mãe.

Segundo a autora, que diz não ter a certeza de poder confiar em alguém que não acredita em magia, “o símbolo maçónico é muito importante neste filme”.

A autora afirma só ter percebido como o símbolo que reúne todas as Horcrux é tão parecido com o símbolo maçónico 20 anos depois. “Quando vi o filme novamente e vi o símbolo maçónico, senti um arrepio e pensei: será por isto que o símbolo d’Os Talismãs da Morte é como é? Tenho a sensação de que, nalgum nível do subconsciente, eles estão ligados”, conta no em Harry Potter e a História da Magia.

A mãe da obra que vendeu mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo explica que, após se ter apercebido deste facto, se sente “como se tivesse feito o caminho de volta para aquela noite de há 20 anos porque, os filmes de Harry Potter expressam sobretudo a perda e, como já disse anteriormente, se a minha mãe não tivesse morrido penso que as histórias teriam sido completamente diferentes do que são.”

O que esperar do documentário

Harry Potter e a História da Magia mostra as origens mitológicas do mundo criado por J.K. Rowling. É uma jornada onde espectador atravessa lendas, crenças e todas as histórias por trás das Horcrux, tendo como pano de fundo a exposição da British Library.

A partir deste trabalho da operadora de televisão britânica, o público poderá descobrir a relação inesperada entre magia, lendas e ciência.

Desde feitiços anglo-saxões, que curam bactérias virais, a bruxas que tiveram um papel importante na medicina contemporânea ou, até mesmo, a antigos astrónomos que mapearam pela primeira vez as maravilhas do céu, tudo será possível ficar a saber depois de ver a história real da criação do mundo mágico de Harry Potter.

O lançamento do projeto criado pela BBC foi programado para estrear uma semana após a abertura da exposição na British Library, a qual fora baptizada com o mesmo nome do documentário e que ficará disponível aos visitantes até dia 28 de fevereiro de 2018.

Aos interessados em viajar até à exposição

A History of Magic, pensada de forma a celebrar os 20 anos da primeira publicação da saga, promete ao público mais de 100 artefactos mágicos espalhados pelo local e a criação das suas próprias poções.

Os fãs vão poder encontrar várias relíquias na British Library, entre elas: livros raros, objectos mágicos da coleção da biblioteca e desenhos feitos pelo ilustrador Jim Kay (especialmente para a exposição).

Pela primeira vez, o mundo original de Harry Potter e de J.K. Rowling irá estar exposto ao público. A autora emprestou manuscritos, desenhos, objectos que a inspiraram e rascunhos inéditos do seu arquivo para que estes, junto de muitos outros ‘tesouros’, possam ser exibidos, dando um novo olhar e compreensão à sua escrita e à história que fez sonhar milhões de pessoas.

Aos fãs de Hogwarts, que já estão a planear de todas as formas possíveis a sua ida à exposição, a mesma tem um preço 18 euros (16 libras) para adultos e de 9 euros (8 libras) para crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …