J.K. Rowling revela origem do símbolo de “Harry Potter e os Talismãs da Morte”

The British Library / BBC

Harry Potter: A History of Magic

Um dos símbolos de Harry Potter e os Talismãs da Morte encontra-se ligado à morte da mãe de J.K. Rowling. A revelação foi feita esta semana pela autora em entrevista à BBC, para o documentário Harry Potter and History of Magic.

Em comemoração do 20.º aniversário da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a BBC lançou um novo documentário intitulado de Harry Potter e a História da Magia. Neste vídeo de 60 minutos são desvendados detalhes mágicos da vida real, detalhes de uma história de magia que enfeitiçou gerações.

A criadora de Harry Potter revela neste documentário todas ligações entre Os Talismãs da Morte e a sua mãe, incluindo a inspiração de um dos mais famosos símbolos da saga.

Na entrevista dada à BBC, J.K Rowling recorda ainda que na noite em que desenhou os primeiros esboços de Pomona Sprout, o professor de Herbologia de Hogwarts, assistia ao filme The Man Who Would Be King. Sem saber, após ver o filme, J.K. Rowling preparava-se para receber uma chamada no dia seguinte, a qual lhe traria a notícia do falecimento da sua mãe.

Segundo a autora, que diz não ter a certeza de poder confiar em alguém que não acredita em magia, “o símbolo maçónico é muito importante neste filme”.

A autora afirma só ter percebido como o símbolo que reúne todas as Horcrux é tão parecido com o símbolo maçónico 20 anos depois. “Quando vi o filme novamente e vi o símbolo maçónico, senti um arrepio e pensei: será por isto que o símbolo d’Os Talismãs da Morte é como é? Tenho a sensação de que, nalgum nível do subconsciente, eles estão ligados”, conta no em Harry Potter e a História da Magia.

A mãe da obra que vendeu mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo explica que, após se ter apercebido deste facto, se sente “como se tivesse feito o caminho de volta para aquela noite de há 20 anos porque, os filmes de Harry Potter expressam sobretudo a perda e, como já disse anteriormente, se a minha mãe não tivesse morrido penso que as histórias teriam sido completamente diferentes do que são.”

O que esperar do documentário

Harry Potter e a História da Magia mostra as origens mitológicas do mundo criado por J.K. Rowling. É uma jornada onde espectador atravessa lendas, crenças e todas as histórias por trás das Horcrux, tendo como pano de fundo a exposição da British Library.

A partir deste trabalho da operadora de televisão britânica, o público poderá descobrir a relação inesperada entre magia, lendas e ciência.

Desde feitiços anglo-saxões, que curam bactérias virais, a bruxas que tiveram um papel importante na medicina contemporânea ou, até mesmo, a antigos astrónomos que mapearam pela primeira vez as maravilhas do céu, tudo será possível ficar a saber depois de ver a história real da criação do mundo mágico de Harry Potter.

O lançamento do projeto criado pela BBC foi programado para estrear uma semana após a abertura da exposição na British Library, a qual fora baptizada com o mesmo nome do documentário e que ficará disponível aos visitantes até dia 28 de fevereiro de 2018.

Aos interessados em viajar até à exposição

A History of Magic, pensada de forma a celebrar os 20 anos da primeira publicação da saga, promete ao público mais de 100 artefactos mágicos espalhados pelo local e a criação das suas próprias poções.

Os fãs vão poder encontrar várias relíquias na British Library, entre elas: livros raros, objectos mágicos da coleção da biblioteca e desenhos feitos pelo ilustrador Jim Kay (especialmente para a exposição).

Pela primeira vez, o mundo original de Harry Potter e de J.K. Rowling irá estar exposto ao público. A autora emprestou manuscritos, desenhos, objectos que a inspiraram e rascunhos inéditos do seu arquivo para que estes, junto de muitos outros ‘tesouros’, possam ser exibidos, dando um novo olhar e compreensão à sua escrita e à história que fez sonhar milhões de pessoas.

Aos fãs de Hogwarts, que já estão a planear de todas as formas possíveis a sua ida à exposição, a mesma tem um preço 18 euros (16 libras) para adultos e de 9 euros (8 libras) para crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …