J.K. Rowling confirma que se inspirou em Salazar para criar personagem de Harry Potter

Daniel Ogren / Flickr

A autora JK Rowling

A autora JK Rowling

A escritora britânica J.K. Rowling confirma que se inspirou no nome do ditador português António de Oliveira Salazar para criar uma das personagens da mítica saga dos livros “Harry Potter”.

O nome de Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores da Escola de Magia e de Feitiçaria de Hogwarts, uma espécie de internato de magia para bruxos e bruxas, já há muito que tinha levantado especulações de que poderia ter sido inspirado na figura do ditador português.

Agora, a escritora que viveu no Porto entre 1991 e 1992, onde deu aulas de Inglês, confirma que, de facto, a personagem se baseia no nome de Oliveira Salazar.

A confirmação é dada por J.K. Rowling numa publicação no seu perfil do Twitter, depois de ter sido questionada por uma fã sobre se a sua estadia em Portugal teria influenciado a criação do cruel Salazar Slytherin.

“Fui, de facto, buscar o nome a António Salazar, o ditador português”, respondeu a escritora britânica.

Salazar Slytherin é um feiticeiro cruel e sem piedade com uma infindável fome de poder que fala com serpentes e que defende que só os filhos de feiticeiros, de sangue puro, devem ter lugar em Hogwarts.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Está senhora que vá brincar com os bruxos idiotas da terra dela e deixe o maior Português de sempre em Paz . Português culto que se preze só pode estar indignado

    • O quê? O maior português de sempre? “Português culto que se preze só pode estar indignado” “Português culto”? Não és tu, de certeza! “Português culto” não “diz” disparates destes!

      Nota: e eu que pensava que “o maior Português de sempre” fosse o Ronaldo…

  2. Oh Rowling e já pagaste os royalties ?????
    Até parece que na “Ilha” nunca houve déspotas que lhe servissem de inspiração !!!!!!

    • Tá… Talvez um personagem que estivesse sempre a dizer que não tinha dinheiro para as despesas. Ou outro que desse às palavras um sentido oposto (como “irrevogável”)…

    • Bacoradas porquê? Foi ele que escreveu o livro… Ou será que terá sido o JP? Como sabe que a autora mente sobre o seu próprio escrito, algo que só ela sabe (sendo verdade ou não)? Saberá ler a mente da autora? Não diga, você, bacoradas!

RESPONDER

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …