J.K. Rowling confirma que se inspirou em Salazar para criar personagem de Harry Potter

Daniel Ogren / Flickr

A autora JK Rowling

A autora JK Rowling

A escritora britânica J.K. Rowling confirma que se inspirou no nome do ditador português António de Oliveira Salazar para criar uma das personagens da mítica saga dos livros “Harry Potter”.

O nome de Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores da Escola de Magia e de Feitiçaria de Hogwarts, uma espécie de internato de magia para bruxos e bruxas, já há muito que tinha levantado especulações de que poderia ter sido inspirado na figura do ditador português.

Agora, a escritora que viveu no Porto entre 1991 e 1992, onde deu aulas de Inglês, confirma que, de facto, a personagem se baseia no nome de Oliveira Salazar.

A confirmação é dada por J.K. Rowling numa publicação no seu perfil do Twitter, depois de ter sido questionada por uma fã sobre se a sua estadia em Portugal teria influenciado a criação do cruel Salazar Slytherin.

“Fui, de facto, buscar o nome a António Salazar, o ditador português”, respondeu a escritora britânica.

Salazar Slytherin é um feiticeiro cruel e sem piedade com uma infindável fome de poder que fala com serpentes e que defende que só os filhos de feiticeiros, de sangue puro, devem ter lugar em Hogwarts.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Está senhora que vá brincar com os bruxos idiotas da terra dela e deixe o maior Português de sempre em Paz . Português culto que se preze só pode estar indignado

    • O quê? O maior português de sempre? “Português culto que se preze só pode estar indignado” “Português culto”? Não és tu, de certeza! “Português culto” não “diz” disparates destes!

      Nota: e eu que pensava que “o maior Português de sempre” fosse o Ronaldo…

  2. Oh Rowling e já pagaste os royalties ?????
    Até parece que na “Ilha” nunca houve déspotas que lhe servissem de inspiração !!!!!!

    • Tá… Talvez um personagem que estivesse sempre a dizer que não tinha dinheiro para as despesas. Ou outro que desse às palavras um sentido oposto (como “irrevogável”)…

    • Bacoradas porquê? Foi ele que escreveu o livro… Ou será que terá sido o JP? Como sabe que a autora mente sobre o seu próprio escrito, algo que só ela sabe (sendo verdade ou não)? Saberá ler a mente da autora? Não diga, você, bacoradas!

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …