/

Ivo Rosa vai a pé para casa para ter segurança

3

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

O juiz Ivo Rosa, que tem em mãos alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país, admite prescindir da segurança pessoal por não lhe ter sido ainda atribuída uma viatura do Estado.

Responsável pelo processo Operação Marquês, que envolve José Sócrates e Ricardo Salgado, entre outros casos judiciais relevantes, Ivo Rosa tem-se deslocado para casa a pé ou de metro, como avança a SIC.

A estação avança que o juiz tem optado por esta estratégia por não lhe ter sido ainda atribuída uma viatura do Estado e de modo a poder ser acompanhado pelos dois elementos do Corpo de Segurança Pessoal da PSP que foram destacados para zelar pela sua integridade, depois dos “riscos detectados pelo Sistema de Segurança Interna“.

Em cartas enviadas aos Ministérios da Justiça e da Administração Interna, Ivo Rosa nota que, actualmente, “nem sempre é possível, por razões de trânsito, fazer um acompanhamento próximo do veículo no qual se desloca”.

Assim, alerta que “considerando que o Estado não dispõe de um veículo adequado a garantir uma função que lhe está cometida por lei, prescinde da segurança pessoal“.

O magistrado acrescenta que “tendo em conta a ausência de resposta por parte do Estado, a partir deste momento, qualquer incidente será da responsabilidade do Estado“.

Ivo Rosa também relata, segundo a SIC, que o seu carro foi, recentemente, fotografado e filmado à entrada do tribunal, num incidente que pode ser visto como um sinal de insegurança.

Em resposta à SIC, o Ministério da Justiça informa que “já comunicou ao Conselho Superior da Magistratura que será assegurada a disponibilidade de uma viatura automóvel” para Ivo Rosa.

ZAP //

3 Comments

  1. Em que fica a notícia e o título? Vai a pé para ter segurança pessoal, ou prescinde da segurança como dizem no texto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.