/

Ivan Safronov. Ex-jornalista russo foi preso por traição (mas ninguém lhe diz o que fez)

Seis meses depois de ter sido preso, um antigo jornalista russo acusado de traição ainda não sabe o que fez de mal – e os investigadores também não lhe dizem. 

De acordo com a agência Reuters, o ex-jornalista russo Ivan Safronov, de 30 anos, escrevia sobre assuntos militares como repórter antes de começar a trabalhar na agência espacial russa em maio do ano passado. Em julho, foi detido e preso, acusado de passar segredos militares à República Checa.

Ivan Safronov, cujo tratamento provocou protestos entre alguns jornalistas russos, pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

“Eles dizem que cometi um crime em 2017, mas não dizem exatamente o que fiz – dizem-me para lembrar”, disse Safronov, numa entrevista publicada esta segunda-feira pelo jornal Kommersant, onde trabalhava. “Passei três meses a tentar desenterrar algo sobre mim mesmo, mas não me lembrava de nenhum crime”.

Safronov, que disse não poder comunicar com os seus parentes próximos porque todos eram testemunhas, sugeriu que as acusações estavam ligadas ao facto de conhecer um jornalista checo com quem se encontrou em Moscovo em 2010.

Quando o checo deixou a Rússia no final de uma visita de trabalho, montou uma agência de informação para outros meios de comunicação com análises e revistas da imprensa. Safranov recebeu possíveis tópicos de cobertura e textos enviados de 2017 a 2019 com base em “informações de fontes abertas”.

“A investigação considera-se um espião checo”, disse, observando, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que só soube dos factos do caso pelo depoimento público. “Pedi à investigação que me mostrasse os textos em que se baseiam as acusações contra mim, mas não me mostraram nada.”

“Os investigadores veem o facto de eu conhecer [o jornalista] como recrutamento, as suas mensagens como missões de inteligência e um segredo de estado foi de alguma forma encontrado nas minhas respostas”, disse.

Safronov garantiu que não tinha acesso a segredos de estado como jornalista e que os investigadores lhe disseram que “a acusação não está ligada ao trabalho jornalístico”.

Os ex-colegas de Safronov no Kommersant consideram as acusações “absurdas” e disseram que era possível que estivesse sendo punido por escrever sobre temas delicados.

O seu pai, que também cobriu assuntos militares para o Kommersant, tinha enfrentado o escrutínio do FSB sobre artigos que revelavam problemas com projetos de armas russos e vendas internacionais. A sua morte em 2007, após cair de uma janela do seu prédio em Moscovo, foi considerada suicídio.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.