/

Italianos contrariam Musk: “Não compramos horários. Compramos criatividade e capacidade”

4

Agência de marketing e publicidade permite que os trabalhadores apareçam quando (e se) quiserem. Musk obriga os funcionários da Tesla a ir ao escritório.

Elon Musk já era um nome habitual nas notícias, em diversos países. Mas nos últimos dias essa tendência acentuou-se.

No início desta semana a compra do Twitter voltou aos jornais porque o multimilionário ameaçou desistir dessa transacção.

Na semana passada o mesmo Musk escreveu num e-mail interno, na Tesla, que tem um “super mau pressentimento” em relação à economia mundial e que, por isso, vai despedir cerca de 10 mil trabalhadores da sua empresa de carros eléctricos.

Dois dias antes, um aviso que percorreu grande parte do mundo: Elon Musk avisou os seus funcionários na Tesla que, se quiserem continuar a trabalhar na empresa, têm de o fazer no escritório, no mínimo, durante 40 horas por semana. “Vão para outro lugar fingir que trabalham”, escreveu, mais tarde.

A Euronews recolheu um relato proveniente de Itália, que contraria esta postura de Musk.

Uma agência de marketing e publicidade tem 150 funcionários e trabalha para mais de 500 clientes, em Itália.

Ali o factor psicológico é uma prioridade: “O bem-estar psicológico está na origem da criatividade. Quando vivemos em condições de ansiedade e de stress, temos tendência a ser menos produtivos e o trabalho tem uma qualidade inferior”, alertou o diretor-executivo Bassel Bakdounes.

Nessa agência, os trabalhadores chegam ao escritório quando (e se) quiserem, saindo também quando quiserem. Desde que o trabalho apareça feito.

“Comprar o tempo das pessoas é uma herança cultural anacrónica. Preferimos comprar a criatividade das pessoas ou a sua capacidade de trabalhar em equipa”, acrescentou Bakdounes.

O gerente Stefano Negroni comentou: “Seguimos um modelo de gestão por objectivos, independente do número de horas de trabalho. Todos sabem que têm um certo número de tarefas e prazos para cumprir, de forma a garantir a satisfação dos nossos clientes. A hora exacta do dia em que as pessoas começam a trabalhar é irrelevante”.

Além do horário flexível, o ambiente que predomina na agência é de descontracção e há igualmente flexibilidade em relação à marcação de férias.

“O novo sistema foi um desenvolvimento natural na empresa”, afirmou Federica de Sisto, gestora de conta.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Não se pode comparar o tipo de trabalho de uma empresa de marketing de uma empresa como a Tesla. É, como se diz em português, comparar alhos com bugalhos.
    Teletrabalho funciona em algumas empresas, noutras é menos eficiente, e em outras é totalmente impossível.

      • Verdade, verdadinha
        É a Apple dos carros. E Musk, um tiranete. Mais um. A Tesla foi muito importante na massificação dos carros eléctricos. Depois parou no tempo e passou a vender-se ao invés de inovar

      • Tal e qual!
        Carros ainda vão fazendo e vendendo; o pior é o resto dos produtos que o Musk passa a vida a anunciar e ninguém os vê!…
        O Musk é um guru/influencer e os carros Tesla são o seu cartão de visita…

        Um site interessante:
        elonmusk.today

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.