Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar.

De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está sob investigação por falsificação, extorsão agravada e abuso de poder. A Guarda de Finanças (polícia especializada para este tipo de casos) alega que o homem esteve “ausente” do seu local de trabalho desde 2005.

Apesar disso, o italiano, que supostamente trabalha no hospital Pugliese Ciaccio, em Catanzaro, no sul do país, arrecadou mais de 538 mil euros. Segundo as autoridades italianas, Scumace extorquiu os seus superiores para conseguir fugir ao trabalho durante mais de uma década.

O jornal italiano La Stampa detalha que, para conseguir alcançar o seu objetivo, o italiano fez várias ameaças à segurança de uma chefe e da sua família, o que a obrigou a não apresentar ações disciplinares contra si ou a denunciá-lo.

A polícia analisou folhas de presença e turnos de trabalho e registou os testemunhos dos seus colegas e superiores. O caso foi descoberto como parte de uma investigação mais ampla sobre o absentismo de funcionários do Governo, muito típico em Itália.

Scumace, que não foi preso, tem agora 20 dias para ser interrogado, disse a polícia à CNN. Depois, os procuradores irão decidir se deve ser ou não acusado. Além deste italiano, seis dos seus superiores no hospital também estão sob investigação.

O diário italiano acrescenta ainda que, quando as autoridades deram início às investigações em julho de 2020, o hospital também abriu um primeiro inquérito disciplinar contra o funcionário. No entanto, como o procedimento foi confiado a alguns dos suspeitos no caso, conclui-se que não era necessário fazer nada e que não havia nada a apontar a Scumace.

Entretanto, em outubro, foi constituída uma nova comissão de inquérito, que se decidiu pelo despedimento do trabalhador, sem aviso prévio nem indemnização.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …