Italiana reencontra a filha que lhe foi tirada à nascença durante a II Guerra

Uma italiana de 92 anos reencontrou a sua filha, uma alemã de 71 anos, que lhe foi retirada à nascença no final da Segunda Guerra Mundial, divulgou hoje a imprensa local.

Originária da aldeia de Novellara, na região de Emília-Romanha, norte de Itália, a mulher foi enviada para trabalhar na Alemanha e ficou grávida em 1944 de um soldado alemão casado.

A família do soldado retirou-lhe a criança à nascença, mas a jovem italiana, que regressou a casa no final da guerra, manteve sempre a esperança de voltar a encontrar a filha, que recebeu o nome de Margot Bachmann, refere o jornal Il Quotidiano.

Margot Bachmann tinha conhecimento de que a mãe era italiana, mas pensava que já tinha morrido.

Em 2014, depois da morte do pai, Margot Bachmann, já septuagenária, recorreu a um centro alemão de documentação sobre a guerra, o Serviço Internacional de Rastreio, ITS, para tentar saber mais sobre a sua mãe.

Com a ajuda da Cruz Vermelha italiana, o ITS descobriu que a mãe de Margot Bachmann ainda se encontrava viva, tendo as duas mulheres conseguido reunir-se este fim-de-semana em Novellara.

“Quando comecei a procurar saber um pouco mais, nunca imaginei que viria a abraçar a minha mãe um dia”, disse Bachmann ao Il Quotidiano.

“O meu pai proibiu-me de a procurar, mas depois da sua morte e com a ajuda preciosa da minha própria filha, voltei a fazê-lo”, acrescentou.

O reencontro “foi um pequeno milagre”, afirmou Laura Bastianetto, a porta-voz da Cruz Vermelha italiana, que testemunhou a reunião.

“É raro que uma mãe e uma filha se reencontrem após 71 anos”, acrescentou, salientando que isso acontece mais frequentemente entre irmãos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …