Itália pondera começar a fechar os portos a refugiados

(dr)

Marinha italiana resgata imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Marinha italiana resgata imigrantes norte-africanos em Lampedusa

O embaixador de Itália na União Europeia, Maurizio Massari, enviou uma carta à Comissão europeia, na qual diz que a situação se tornou “insustentável” e por isso vai começar a impedir que barcos de outros países e requerentes de asilo atraquem nos portos do país.

O primeiro ministro italiano Paolo Gentiloni acusou a Europa de “desviar o olhar”, no que toca à crise de refugiados. Nos últimos quatro dias, cerca de dez mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo – rumo a Itália – para tentarem obter asilo na Europa. E, desde o início do ano, mais de 73 mil pessoas já desembarcaram no país, um aumento de 14% face a 2016, segundo o Expresso.

Desde janeiro, cerca de duas mil pessoas já morreram ou desapareceram na travessia, segundo a Agência da ONU para os Refugiados, na sua maioria vindas da Líbia. Itália tornou-se na maior porta de entrada marítima para a União Europeia, depois do encerramento da rota dos Balcãs, em março de 2016.

A Guarda costeira de Itália passou a liderar as operações de resgate, mas muitos barcos pertencem a organizações não governamentais e navegam com bandeiras de outras nações, incluindo de países da União Europeia, o que dificultará a operação.

Uma fonte oficial do governo italiano disse à agência Reuters que “a Itália atingiu um ponto de saturação”. O ex-primeiro ministro Matteo Renzi também já comentou o assunto, dizendo que o povo italiano precisa de uma “solução e que é urgente encontrar uma estratégia de longo prazo” para lidar com o problema.

O comissário europeu para a Imigração disse aos jornalistas que a Itália “tem razão” sobre a insustentabilidade da situação e que está na altura dos Estados-membro da UE “reforçarem” os contributos, garantindo apoio financeiro a Itália e ajuda externa a nações africanas, nomeadamente a Líbia, para reduzir o número de partidas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …