Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

nhojleunamme / Flickr

O Governo italiano vai contratar “assistentes cívicos” para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social.

Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a ver o país reabrir de forma gradual e, por isso, não resistiram a celebrar o “novo normal”.

Segundo a revista Newsweek, as várias imagens partilhadas nas redes sociais mostram que o último fim-de-semana foi marcado pelos ajuntamentos, tanto em estabelecimentos como bares e cafés, passando pelas praias.

Perante esta situação, a Proteção Civil italiana apelou ao Governo para que contratasse cerca de 60 mil voluntários, que serão pagos como “assistentes cívicos”, para patrulhar as áreas públicas e aplicar as regras de distanciamento social.

“Não são patrulhas, nem são autoridades municipais. Estes voluntários vão estar disponíveis aos seus municípios até 16 horas por semana“, explicou Francesco Boccia, ministro dos Assuntos Regionais, ao anunciar a medida.

Embora qualquer pessoa se possa candidatar, o Executivo vai dar prioridade aos cidadãos que foram despedidos ou que são elegíveis para benefícios estatais, incluindo aqueles que estão reformados, adianta a mesma publicação.

De acordo com o Diário de Notícias, a medida está ser alvo de críticas da oposição e inclusive dentro do próprio Governo, entre representantes do Movimento 5 Estrelas.

O país, que já foi o epicentro da pandemia na Europa, regista, atualmente, 230.158 infetados, sendo globalmente contabilizadas 32.877 mortes. O total de doentes recuperados ascende a 141.981.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …