/

Itália vai lançar comboios “covid-free” para não deixar morrer o turismo

A industria do turismo está a lutar arduamente contra a pandemia. Agora, chega de Itália uma novidade: comboios covid-free.

A principal operadora ferroviária de Itália, a Ferrovie dello Stato Italiane, anunciou os planos para a criação de comboios covid-free, incluindo para os principais destinos turísticos do país já neste verão.

Segundo a CEO da empresa, Gianfranco Battisti, tanto os passageiros como os trabalhadores serão testados para a covid-19 antes do embarque. Para isso, salienta a CNN, os passageiros deverão chegar à estação ferroviária uma hora antes da partida.

“Vamos lançar um comboio covid-free no início de abril”, disse Battisti. “Escolhemos a rota Roma-Milão para a fase inicial de testes. Depois, vamos implementá-lo para outros destinos turísticos durante o verão”, como Veneza, Florença e Nápoles.

“Será uma oportunidade única que permitirá que as pessoas visitem destinos como Veneza e Florença”, acrescentou a responsável, adiantando que a empresa está a trabalhar com a Cruz Vermelha e a Proteção Civil Italiana nos testes.

Esta é a primeira iniciativa deste género implementada no continente europeu e visa a retoma das viagens um ano depois do início da pandemia. Antes da chegada devastadora da covid-19 ao país, o setor do turismo representava 14% do PIB italiano, mas a pandemia prejudicou o setor, que é vital para a terceira economia da zona do euro.

Atualmente, os comboios italianos só operam com 50% da sua lotação. Os passageiros devem usar máscaras e, em comboios de alta velocidade, devem sentar-se nos assentos atribuídos.

O anúncio de Battisti foi feito durante uma apresentação, em Roma, do “treno sanitario”, ou “comboio da saúde”, – um hospital móvel, com oito carruagens, desenhado para cuidar dos pacientes que necessitam de ser transportados entre as regiões. Foi desenvolvido enquanto a Itália luta contra uma terceira onda de covid-19.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.