Israelitas criam chip eletrónico com sensores para detetar explosivos

S. Bram / Flickr

-

Um novo chip eletrónico, equipado com sensores químicos microscópicos, consegue detetar explosivos no ar em concentrações muito baixas, afirmaram hoje os seus criadores israelitas.

A descoberta, divulgada num texto publicado na Nature Communications, refere que o ‘chip’ ainda está na fase de protótipo.

Suficientemente pequeno para ser facilmente transportado, identifica vários tipos de explosivos em tempo real, à distância de alguns metros, ainda que disfarçado entre outros químicos mais fortes.

Os métodos atuais de deteção reconhecem poucos tipos de explosivos e apenas são eficazes em grandes concentrações, além de integraram um equipamento mais volumoso e uma demorada preparação de amostras, afirma o estudo.

A equipa testou a reação do dispositivo a explosivos como o TNT, RCX e HMX, usados em explosões comerciais e aplicações militares, bem como em explosivos baseados em peróxido, como TATP e HMTD, que são usados regularmente na construção de bombas caseiras mas são difíceis de detetar com os métodos existentes.

Alguns testes foram feitos sobre condições “altamente contaminadas” como abundância de fumo de cigarro, para demonstrar a precisão do ‘chip’, que detetou partículas de TATP a uma distância de cinco metros e de TNT a quatro metros, tendo sido apenas necessária a coleta de ar durante cinco segundos por um filtro de papel.

“Estes resultados promissores demonstram a capacidade potencial para a deteção remota de explosivos”, lê-se no texto, acrescentando a equipa que “o desenvolvimento de novas abordagens para a deteção rápida e sensitiva destas moléculas perigosas é de grande importância no campo da segurança nacional”.

/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …