/

Israelitas criam chip eletrónico com sensores para detetar explosivos

S. Bram / Flickr

-

Um novo chip eletrónico, equipado com sensores químicos microscópicos, consegue detetar explosivos no ar em concentrações muito baixas, afirmaram hoje os seus criadores israelitas.

A descoberta, divulgada num texto publicado na Nature Communications, refere que o ‘chip’ ainda está na fase de protótipo.

Suficientemente pequeno para ser facilmente transportado, identifica vários tipos de explosivos em tempo real, à distância de alguns metros, ainda que disfarçado entre outros químicos mais fortes.

Os métodos atuais de deteção reconhecem poucos tipos de explosivos e apenas são eficazes em grandes concentrações, além de integraram um equipamento mais volumoso e uma demorada preparação de amostras, afirma o estudo.

A equipa testou a reação do dispositivo a explosivos como o TNT, RCX e HMX, usados em explosões comerciais e aplicações militares, bem como em explosivos baseados em peróxido, como TATP e HMTD, que são usados regularmente na construção de bombas caseiras mas são difíceis de detetar com os métodos existentes.

Alguns testes foram feitos sobre condições “altamente contaminadas” como abundância de fumo de cigarro, para demonstrar a precisão do ‘chip’, que detetou partículas de TATP a uma distância de cinco metros e de TNT a quatro metros, tendo sido apenas necessária a coleta de ar durante cinco segundos por um filtro de papel.

“Estes resultados promissores demonstram a capacidade potencial para a deteção remota de explosivos”, lê-se no texto, acrescentando a equipa que “o desenvolvimento de novas abordagens para a deteção rápida e sensitiva destas moléculas perigosas é de grande importância no campo da segurança nacional”.

/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.