Tribunal de Israel autoriza turmas separadas por género nas universidades

O Tribunal Supremo decide que as turmas para alunos de um só género, estabelecidas por algumas universidades israelitas para promover a integração dos judeus ultra-ortodoxos na educação superior e no mercado de trabalho, são legais.

A decisão do Tribunal Supremo, comunicada na segunda-feira, autoriza os cursos separados para homens e mulheres estabelecidos há vários anos pelo Conselho de Ensino Superior israelita, em estruturas universitárias consagradas à população ultra-ortodoxa que defende a separação por género.

No entanto, esta decisão judicial limita a separação entre homens e mulheres nas licenciaturas, mas restringe a sua aplicação aos cursos.

O tribunal também decidiu que fica proibido que professoras ensinem homens.

De acordo com Gilad Malach, diretor do programa ultra-ortodoxo do Instituto Israelita para a Democracia (IDI), esta decisão é “algo bom” porque fomenta a inclusão social dos profissionais ultra-ortodoxos.

“Há vinte anos, havia 1.000 estudantes ultraortodoxos (nas universidades), atualmente são quase 14.000”, afirmou à AFP, considerando que “este crescimento irá continuar nos próximos anos”.

Os haredis (“temerosos de Deus” em hebraico) são aproximadamente 12% dos nove milhões de israelitas e, frequentemente, vivem isolados, respeitando a sua interpretação do judaísmo de forma estrita.

Estima-se que os ultra-ortodoxos, que vivenciam um grande crescimento demográfico, venham a representar cerca de 20% da população do país em 2040 e 32% em 2065, de acordo com o Escritório de Estatísticas de Israel.

A inserção profissional dos haredis é, portanto, “essencial” para o país, considera Malach, que destaca que atualmente esta é muito baixa porque os homens optam por se dedicar aos estudos religiosos.

ZAP // AFP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Israel está cada vez mais nas mãos dos judeus radicais ortodoxos… um dia destes descem ao nível dos vizinhos: Idade Média!…

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …