Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

Mohammed Al Baba / Oxfam / Flickr

“O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita”, afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência telefónica.

O exército israelita anunciou esta terça-feira que descobriu um túnel escavado desde a Faixa de Gaza e que liga ao território de Israel. “O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita”, afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência telefónica.

Foi detetado numa área do território israelita por um sistema de sensores subterrâneos instalado perto da barreira de segurança construída pelo Estado judeu e que o separa de Gaza. Mas o túnel não cruzou a barreira, garantiu Conricus, especificando que não apresenta riscos para as localidades israelitas e que será neutralizado.

“É uma violação da soberania israelita”, afirmou o porta-voz do exército, acrescentando que cerca de 20 túneis de Gaza foram descobertos desde 2014. “Não sabemos neste momento que organização terrorista escavou o túnel”, mas “consideramos o Hamas responsável por toda a atividade proveniente da Faixa de Gaza”, apontou.

O enclave palestiniano é governado desde 2007 pelo movimento armado islâmico Hamas, inimigo de Israel, O Estado hebraico impôs desde essa data um bloqueio ao território palestiniano. O Hamas e Israel tiveram três guerras desde 2007 e as trocas de tiros ocorrem esporadicamente.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.