Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa.

Este novo sistema de laser, instalado a bordo de uma pequena aeronave civil e testado “na semana passada“, pode atingir qualquer objeto voador, incluindo “drones, projéteis, foguetes, mísseis balísticos”, segundo disse Yaniv Rotem, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Ministério de Defesa israelita.

O laser aéreo conseguiu abater vários drones, a uma altitude de 900 metros e num raio de um quilómetro, mas uma vez aperfeiçoado, poderá intercetar alvos num raio de 20 quilómetros, afirmou Rotem numa videoconferência.

Esta tecnologia, desenvolvida pelo Ministério da Defesa e pela empresa israelita Elbit Systems, utiliza técnicas militares de deteção aérea e, de seguida, dispara um feixe de laser de 100 quilowatts na direção do alvo, prosseguiu Rotem. Um protótipo operacional pode ser desenvolvido dentro de “três a quatro anos”, adiantou. No entanto, essa informação não pôde ser verificada no imediato pela agência francesa France-Presse.

O ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, saudou esta segunda-feira o “avanço tecnológico“. “O sistema de laser [permite] enfrentar uma diversidade de ameaças, protegendo o Estado de Israel ao mesmo tempo que economiza os custos de interceção”, declarou, em comunicado.

Durante o último confronto com o Hamas em maio, o governo israelita indicou que o seu sistema de defesa aéreo ‘Cúpula de Ferro’ intercetou 90% dos 4.300 foguetes disparados a partir do enclave palestiniano de Gaza pelo movimento islâmico. Cada míssil da Cúpula de Ferro, disparado para intercetar os foguetes de Gaza, custa dezenas de milhares de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …