Israel lança satélite “espião” para recolher informações do Irão

Gali Tibbon / Afp Pool

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Israel lançou esta segunda-feira com êxito um satélite “espião” a partir de uma base no centro do país, anunciou o Ministério da Defesa israelita, reforçando os meios para vigiar as atividades do Irão, segundo a imprensa local.

“O Ministério da Defesa israelita e a empresa Indústrias Aeroespaciais de Israel [IAI, na sigla em inglês] lançaram com sucesso o satélite de reconhecimento ‘Ofek 16′” às 04:00 horas locais (02:00 em Lisboa), informou o Ministério da Defesa em comunicado.

O satélite de observação eletro-ótico (capaz de capturar fotografias a uma grande distância), com “capacidades avançadas”, foi colocado em órbita a bordo do foguetão Shavit.

Segundo a nota, o satélite será submetido a “uma série de testes” para determinar “o seu nível de desempenho”.

“O lançamento bem sucedido do satélite Ofek 16 durante a noite é mais um feito extraordinário para a indústria da defesa e para as Indústrias Aeroespaciais de Israel em particular”, disse em comunicado o ministro da Defesa, Benny Gantz.

“A superioridade tecnológica e os serviços de informações são essenciais para a segurança do Estado de Israel (…). Continuaremos a reforçar e manter as capacidades de Israel em toda a parte e em todas as frentes”, acrescentou o governante.

O Ministério da Defesa não forneceu mais pormenores sobre a missão do satélite, mas segundo a rádio pública israelita, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP), o dispositivo faria parte do controlo das atividades nucleares do Irão.

Teerão é o principal inimigo de Israel, que teme que o seu rival adquira armas nucleares e bases militares nas suas fronteiras com a Síria, onde Teerão apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, contra as várias rebeliões.

O antigo presidente do Irão Mahmoud Ahmadinejad tinha apelado à “limpeza” do estado hebraico do mapa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …