Israel resgata quatro reféns com vida

1

Gidon Markowicz/EPA

Momento da chegada de Andrey Kozlov, um dos quatro reféns libertados, ao hospital Tel Ashomer em Ramat Gan, perto de Telavive.

“Arriscada” operação no centro de Gaza, em plena luz do dia, foi a maior até hoje. Reféns faziam parte da equipa do festival de música eletrónica atacado pelo Hamas no início do conflito, onde morreram 260 pessoas.

O Exército israelita anunciou este sábado o resgate de quatro reféns com vida em dois locais do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, onde tem realizado intensos ataques nos últimos dias.

Na manhã deste sábado, durante “uma difícil operação especial em Nuseirat, quatro reféns israelitas foram libertados”, adiantou o Exército em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, os reféns resgatados são Noa Argamani, 25 anos, Almog Meir Jan, 21, Andrey Kozlov, 27, e Shlomi Ziv, 40.

Os quatro tinham sido sequestrados pelo Hamas durante o ataque a um festival de música eletrónica, no início do conflito, a 7 de outubro de 2023.

“Eles estão em boas condições” e foram transferidos para um centro médico para exames médicos adicionais, avançou ainda o comunicado, adiantando que a operação foi realizada pelo Exército, por agentes do Shin Bet e pela força de elite Yamam em dois locais Nuseirat.

“Numa atividade operacional heroica, os nossos combatentes conseguiram libertar quatro reféns do cativeiro do Hamas e devolvê-los à sua casa em Israel”, salientou o ministro da Defesa, Yoav Gallant, que acompanhou a operação desde a sala de comando.

Como tudo aconteceu

A “arriscada” operação, “preparada ao longo de várias semanas”, foi orquestrada em plena luz do dia, numa das zonas mais isoladas da Faixa de Gaza.

O porta-voz Daniel Hagari avançou alguns detalhes de como tudo se passou.

Enquanto tentavam recuperar os reféns, as “centenas de militares” envolvidos na operação estariam sob fogo constante por parte de membros do Hamas. um dos militares israelitas ficou ferido com gravidade.

Depois, houve festa israelita à porta da casa do refém mais jovem Almog Meir Jan.

Esta foi a terceira vez desde o início do conflito que israel conseguiu libertar reféns com vida.

A primeira foi ainda em outubro, quando dois reféns dos EUA foram libertados pelo próprio Hamas.

Agora, deu-se a operação de maior envergadura, com um helicóptero a sobrevoar os dois edifícios em que se encontravam os quatro reféns resgatados, de acordo com a Al Jazeera.

Desde o início da guerra, Israel e o Hamas só chegaram a um acordo de tréguas de uma semana no final de novembro, que permitiu a libertação de 105 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos.

Durante o ataque de 7 de outubro, que desencadeou o conflito em curso, 251 pessoas foram feitas reféns, 116 dos quais ainda permanecem em Gaza, incluindo 41 mortos, de acordo com os números do Exército israelita.

Na sequência do ataque do Hamas, Israel lançou uma ofensiva em Gaza que já provocou mais de 36 mil mortos e uma grave crise humanitária no território.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.