Israel ameaça atacar Irão enquanto novo Presidente se prepara para assumir o cargo

Israel está pronto para atacar o Irão, declarou na quinta-feira o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, ameaça vista como uma advertência ao governo do novo Presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

Esta ameaça é a primeira do género desde que o primeiro-ministro Naftali Bennett assumiu o cargo, em junho. Gantz disse que Teerão é uma ameaça para o seu país, para o Médio Oriente Médio e para o mundo. Questionado pelo jornal Yedioth Ahronoth, respondeu que Israel está pronto para lançar um ataque militar contra o Irão, noticiou o Independent.

As tensões entre Israel e Irão se intensificaram após um ataque a um navio israelita no Golfo de Omã, que causou duas mortes. Os Estados Unidos (EUA), o Reino Unido e Israel culparam Teerão pelo ataque, tendo este negado as acusações. Em abril, o Irão acusou Israel de uma explosão numa instalação de enriquecimento de urânio, em Natanz.

Raisi, de 60 anos, tomará posse na quinta-feira, substituindo Hassan Rouhani, dois dias após receber o endosso formal do líder supremo do país, Ali Khamenei. Após aquele ser declarado vencedor nas eleições de junho, Gantz pediu à comunidade internacional que “despertasse” para as ambições nucleares do novo Presidente.

“O Irão busca representar um desafio em várias frentes para Israel e está a aumentar as suas forças no Líbano e em Gaza, posicionando milícias na Síria e no Iraque e mantendo os seus apoiantes no Iémen. O Irão é um problema global e regional e um desafio para Israel”, apontou Gantz.

Esta não é a primeira vez que líderes israelitas ameaçam declarar guerra contra o Irão. Poucos dias antes de deixar o cargo, o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ameaçou eliminar “ameaça existencial” representada pelo Irão. Foi entretanto revelado que este instava o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a atacar o Irão.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.