Israel diz ter provas de que Irão está a fazer testes nucleares em segredo

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu revelou hoje imagens de satélite da pequena cidade de Abadeh para provar que o Irão destruiu uma instalação militar onde realizava testes nucleares.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou esta segunda-feira o Irão de ter ocultado “uma instalação secreta” onde desenvolvia testes com armas nucleares, pedindo à comunidade internacional para manter pressão sobre Teerão.

Netanyahu revelou hoje imagens de satélite, obtidas em junho e julho na pequena cidade de Abadeh, para provar que, entre esses dois meses, o Irão destruiu uma instalação militar onde realizava dissimuladamente testes nucleares, depois de ter percebido que as autoridades israelitas tinham descoberto o seu segredo.

O Irão ainda não reagiu a esta denúncia, mas tem negado as acusações de estar a preparar armas nucleares, apesar de ter anunciado que vai aumentar o desenvolvimento de urânico enriquecido, à revelia dos termos do acordo que estabeleceu com vários países, como sinal de protesto contra as sanções impostas pelos Estados Unidos, que unilateralmente abandonaram o acordo assinado em 2015.

Durante uma conferência de imprensa em Jerusalém, o chefe de governo de Israel pediu à comunidade internacional para manter pressão sobre o Irão, para impedir o seu programa nuclear, numa altura em que os responsáveis da agência nuclear das Nações Unidas se encontram reunidos em Viena.

“Continuaremos a descobrir as suas mentiras”, insistiu Netanyahu, acrescentando que as sanções sobre o Governo de Teerão são a “única forma de travar o caminho do Irão para a bomba nuclear”.

A preocupação israelita é tanto maior pela animosidade que separa os dois países há várias décadas, com ameaças sucessivas de ataques que se intensificaram nos últimos meses.

Ainda esta segunda-feira, o exército israelita disse que as forças iranianas lançaram vários mísseis, a partir da Síria, embora sem atingir o território israelita.

O incidente seguiu-se a uma série de ataques aéreos contra posições iranianas na cidade síria de Al Bukamal, na fronteira com o Iraque, matando dezoito soldados milicianos, que a Síria atribui a Israel.

O anúncio do primeiro-ministro interino de Israel também está a interferir com a campanha eleitoral para as eleições nacionais de 17 de setembro, depois de Netanyahu ter perdido a maioria parlamentar, em abril.

“O que quero dizer aos tiranos iranianos é que Israel sabe o que vocês estão a fazer”, afirmou Netanyahu, que tem sido um dos principais opositores ao acordo nuclear internacional com o Irão, referindo-se às instalações em Abadeh, 500 quilómetros a sudeste de Teerão.

Em 2018, o Presidente dos EUA, Donald Trump, retirou o seu país do acordo nuclear com o Irão e instaurou várias sanções económicas, as últimas das quais relativas à exportação energética de gás e petróleo.

Na sequência destas medidas, Teerão tem atacado vários interesses norte-americanos na região, o que levou a um reforço da presença militar dos EUA na zona do Golfo.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Seria interessante se Netanyahu também revelasse onde Israel desenvolve os seus testes nucleares. Ou julga o senhor Netanyahu que só ele é que tem direitos?
    Seria igualmente interessante ver a comunidade internacional impor sanções a Israel e aos EUA por toda a destruição e caos que causam naquela região do planeta.

    • Os Judeus sempre metidos em barulhos e depois queixem-se que apareça por aí algum maluco como o Hitler e lá temos nós que voltar a sofrer com as patifarias que lhes fazem. Parem! Respeitem os outros como querem que os outros vos respeitem a vós. Que gente truculenta. Parece que são sádicos, raios dos judeus.

    • Os Judeus sempre metidos em barulhos e depois queixem-se que apareça por aí algum maluco como o Hitler e lá temos nós que voltar a sofrer com as patifarias que lhes fazem. Parem! Respeitem os outros como querem que os outros vos respeitem a vós. Que gente truculenta. Parece que são sádicos, raios dos judeus.

  2. Israel mostra ao mundo o armazenamento nuclear que tem?
    Israel mata palestinianos derruba casas, ocupa terrenos.; quem lhes impõem sanções?
    O mundo não está a dormir, mentiras, também as posso dizer.
    O Iraque também tinha armas, foram lá dizimar o povo e o tirano, onde estão as armas?

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …