/

Israel denuncia contas falsas para boicotar festival da Eurovisão

2

Jose Sena Goulao / Lusa

O Ministério dos Assuntos Estratégicos de Israel denunciou a existência de centenas de contas falsas e máquinas automáticas na rede social Twitter para promover o boicote ao festival da Eurovisão que se realiza este mês em Telavive.

“Os ativistas do BDS estão a recorrer a todos os métodos para atacar Israel, inclusive quando se tata de um certame que deveria unir pessoas e culturas”, declarou o titular da pasta, Gilad Erdan. BDS é a sigla relativa ao movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções, que visa o fim da ocupação israelita dos territórios palestinianos através daquelas ações.

O ministério israelita publicou um relatório que analisou contas falsas ou máquinas automáticas desde novembro de 2018, utilizadas para enviar mensagens a personalidades ou outras figuras que vão atuar no espetáculo. As conclusões foram enviadas para a empresa Twitter, que já cancelou 57.

O BDS é um movimento promovido por palestinianos que, conforme o seu site na Internet, reivindicam liberdade, justiça e igualdade, alegam que os palestinianos devem ter os mesmos direitos que o resto da humanidade e acusam Israel de ocupar e colonizar a sua terra.

O Festival Eurovisão da Canção é disputado este ano por 41 países. Portugal é representado por Conan Osíris, com o tema “Telemóveis”, que irá atuar na primeira semifinal, marcada para 14 de maio. A segunda semifinal decorre a 16 de maio e a final a 18 de maio.

Conan Osiris está entre os favoritos mas, desde que foi escolhido para representar Portugal, o intérprete de Telemóveis foi incentivado a não ir a Israel. Um dos apelos partiu do ex-Pink Floyd Roger Waters que escreveu uma carta ao artista pedindo-lhe para não ir à Eurovisão. “Tem aqui a oportunidade de erguer a sua voz pela vida”, escreveu.

Várias organizações de todo o mundo têm apelado ao boicote à edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, por realizar-se em Israel.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. israel… aquele país que já começa a meter nojo!
    será que estou a ser anti-semita por ter esta opinião? who cares!!!

    • Não é Israel que começa a meter nojo; o que mete nojo (e não é de agora) são os judeus radicais (que estão cada vez mais infiltrados no governo israelita, etc) e que, segundo eles, são o povo escolhido por Deus – portanto podem fazer o que lhes apetece e passar por cima de tudo e de todos!!
      Mas a culpa é de quem os convidou para o “circo” da Eurovisão!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.