/

Finlândia vai mudar o nome da sua Ilha Negra (apesar de o nome não estar associado ao colonialismo)

28

A Finlândia vai alterar o nome da sua ilha Neekerisaari, comummente traduzida como “Ilha Negra”, durante a vaga mundial de protestos contra o racismo.

A decisão foi confirmada pelo Instituto para as Línguas da Finlândia (KOTUS) em comunicado, que frisa que a pequena ilha vai ser rebatizada apesar de o seu nome não estar associado a nenhum passado de colonialismo ou escravatura.

No entender do KOTUS, trata-se de um nome “absolutamente de apreciativo” e, neste “caso excecional”, decidiu alterá-lo, uma vez que os mapas não devem conter “expressões racistas”, sustentou o instituto na mesma nota de imprensa.

O nome desta ilha localizada no lago Pyhaselka, no leste do Finlândia, aparecerá a partir de agora nos maoas com o seu nome antigo, Seppanen.

A ilha pertence à Associação de Jornalistas da Carélia do Norte, na Finlândia Oriental, que possuiu na região uma casa de verão e que já tentou mudar o seu nome antes, tendo o instituto finlandês recusado a alteração, conta o jornal local YLE.

De acordo com o responsável da associação, Taru Vaananen, o nome da ilha surgiu em meados de 1974 e deriva de um termo antigo que se traduz em “diário preto”, uma referência aos rostos e mãos de jornalistas que muitas vezes ficavam machados com tinta.

Contudo, continuou Vaananen, os tempos mudaram e a origem do nome da pequena ilha não é agora tão óbvia para as pessoas. “O nome da ilha causou um debate na nossa associação e média nos últimos anos (…) Achamos o nome depreciativo e ofensivo, e é por isso que quisemos mudá-lo”, rematou.

Nos Estados Unidos e noutros países ocidentais têm surgido uma onda de protestos contra o racismo e a brutalidade de força policial depois de o afro-americano George Floyd ter morrido, no passado 25 de maio, após sob custódia policial.

ZAP //

28 Comments

  1. Até onde vai chegar este extremismo? Como vamos chamar à raça negra? Raça escura? Raça menos clara?
    Eu não tenho nada de racista, pois há muito que convivo com pessoas negras e nunca fiz delas seres inferiores nem superiores, mas este radicalismo e extremismo exagerado deixam-me preocupado.
    Sou adepto do Vitória de Guimarães, cujas cores são o Preto e Branco. Será que vamos ter que mudar essa denominação para branco e outra, como consta nos Livretes dos automóveis?
    Haja sensatez

    • Até posso concordar com a sensatez mas raça só existe a humana… Parece haver por aí uns que parecem de outra raça menos evoluída mas não está relacionado com a cor da pele.

      • Finalmente alguém aborda a questão de não haver racismo pois é tudo raça humana.
        Cf Wikipédia “…Embora, por vezes, alguns pesquisadores usem o conceito de “raça” para fazer distinções entre conjuntos difusos de traços físicos, outros na comunidade científica sugerem que a ideia de raça muitas vezes é usada de uma maneira ingênua ou simplista e argumentam que, entre os seres humanos, o termo não tem importância taxonómica, apontando que todos os humanos vivos pertencem à mesma espécie (Homo sapiens) e subespécie (Homo sapiens sapiens).”
        Bem, Homo sapiens sapiens…talvez.
        Nalguns exemplares, pouco sapiens
        Eventualmente, etnismo…

        Mas tema aqui mais importante mesmo, é terminar com algum tipo de intervenção policial desajustada.

      • É mais ou menos isso. Diria que não existe racismo porque os que acreditam existirem “raças” inferiores são apenas básicos. Assim, eventualmente, “basismo”.

      • Não sei que idade o senhor tem, mas eu tendo já 60 anos, aprendi que as raças existem e nunca aprendi que “humana” fosse uma raça, mas sim uma espécie.
        No entanto também aprendi, pela educação que me foi dada, que ninguém é superior pela sua raça ou seja pelo que for. Como humanos, somos todos iguais e quanto a isso espero que não haja qualquer tipo de dúvida.
        Agora que as coisas atingiram um patamar que roça o ridículo, também ja não tenho dúvidas, porque mudar o nome a uma ilha, só porque se chama negra!?!?!?!?!?
        Até parece que a palavra “negro” ou “preto” passa a ser uma palavra proibida. Daí a analogia que fiz com as cores do meu clube de futebol. Um dia destes vamos ter que dizer que as cores do Vitória são Branco e outra,, porque preto não se pode dizer
        Espero que tenha entendido.

      • O nível da Finlândia desceu muito. São estes gestos infelizes que dão força a esta gente irresponsável que anda por aí à solta. A comunidade mundial está em grande crise. Será do corona vírus ?

  2. Não me estão a dizer que a partir de agora… só posso comer azeitonas verdes, pois não?
    É que eu adoro azeitonas pretas!
    Já agora, há uma canção com o nomes “Teus olhos negros”, é urgente mudar de cor, ok?…
    Parece que a verdadeira pandemia é de imbecilidade, não de coronavirus…

  3. E o apagar da história continua — porque têm tanto medo os governos com a esquerda progressista (regressista/retrogada) e grupos terroristas como ANTIFA e afins?

    Não há um verdadeira líder que coloque um BASTA nesta narrativa?

    Novembro está a chegar…

  4. Está tudo doido! Só pode! Este mundo, sobretudo, no Ocidente onde nasceu a Filosofia, a busca da razão, o método científico está dominado por autênticos acéfalos. Não há classificação possível para exibição de irracionais! Estamos a viver tempos bom negros na mente de alguns principalmente.

    • Caro José, antes do mundo ocidental ter “dado à luz” a Filosofia”, já no Oriente vários pensadores o faziam. Não com essa terminologia mas com semelhante enquadramento.

  5. Então e o chamado orgulho negro: “Black is Beautiful”?
    Na minha opinião o aproveitamento da situação do assassínio do Floyd, e agitação das camadas mais desfavorecidas de todas as raças, visa favorecer a reeleição de Trump, colocando as classes medias de todas as cores, do lado dele!

  6. Realmente, isto não é normal…e que nome irão agora dar por exemplo ao “Mar Negro”?! Os “deuses devem estar loucos”…

  7. Os antigos romanos é que eram democráticos pois tinham escravos negros e brancos. Não faziam distinção. Já os gregos, praticamente só tinham escravos brancos. Acho que os brancos têm que se manifestar contra isso e começar a destruir as estátuas e pinturas do Sócrates, Platão, do Aristóteles e de todos os outros, imperadores romanos incluídos. Vamos apagar a História, esquecer a Civilização, voltar às cavernas e começar tudo de novo!

  8. Embora seja contra a existência de extrema direita, com a absurdidade que tem existido devido a ascensão da extrema esquerda, começo a acreditar que há a necessidade das duas extremas para talvez existir um equilíbrio.

  9. Tenho uma impressora que tem toner daqueles e dá para tirar, remover mesmo. Pode ser substituído pelo cor albino. Mas indo assim, a Nigéria deve renunciar tudo e o que vai fazer a Niger. Pretória então. A Floresta Negra. Black is Normal ! Black is Black, I want my Baby Back !
    Espere aí. O protesto é contra um policiamento provocatório que é o que há na America do Norte. Não, não é assim, vai dizer o É assim, mas é assim mesmo.
    O Churchill tratou mal a mulher, abaíxo com ele. Homem que não lava a loiça, não tem direito a estátua ???? Colombo não lavou loiça?
    Isto é mais louco que a era do Covid em si. É o resultado do confinamento.

  10. A situação começa a estar perigosa, se alguém começa a pensar em acabar com tudo o que é preto ou negro ainda vamos ouvir falar da África branca. Com tanta estupidez, racismo e formas de actuar por parte dos denominados “não racistas” ainda vão estes produzir um efeito contrário ao da sua propaganda odiosa.

  11. Se for na real ? Então Ilha o quê ? Preta é que não é. Preto não é cor. Pele de humano tem cor. Ilha não tem pele….Há sei. Ilha Politicamente Correta Sem Cor.

  12. Ao que chega a palhaçada. Pegou-lhes o CoV2 no cérebro e desmiolou-os!!!
    Também de finlandeses não se espera grande coisa. Ainda acreditam no Pai Natal…

  13. Vejamos,a ilha e negra pelo menos a distancia,tenho 70 anos.Sou Português.Fui marinheiro 10 anos quatro meses e dezanove dias.Lidei sempre com gente de raça negra nunca tive problemas com eles (elas) enquanto militar.Mais tarde fui como cooperante de novo para ÁFRICA Muitos anos (Tenho duas filhas que sao Africanas de CABINDA, sempre fui bem tratado,respeitado etc.Este racismo que se pretende apresentar não tem nada que ver connosco os Portugueses.Tem porventura a ver com gente, que e verdadeira mente racista.Mas em PORTUGAL ha mais racismo entre os negros que entre os brancos.Sei do que falo.As Autoridades que analizem bem e vejam quem sao os bandidos brancos ou negros. Atenção as condições sociais.Isso e importante.E preciso Trabalho..????? RC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.