/

Islândia com intensa atividade sísmica há 3 dias. Vulcão Grimsvotn entrará em erupção a qualquer momento

Kris Olin / Flickr

O Eyjafjallajokull lançou o caos em 2010

A Islândia está a registar uma importante atividade sísmica, tendo os sismógrafos registado, nos últimos três dias, mais de 3.000 abalos de terra, indicaram esta segunda-feira vários investigadores locais.

Segundo os cientistas, está prevista, paralelamente e a qualquer momento, a erupção do vulcão Grimsvotn, o mais ativo e situado no sul da ilha boreal.

Os cientistas adiantaram que, na zona do vulcão, cuja última erupção ocorreu em 2011, estão a ser detetadas taxas particularmente altas de dióxido de enxofre, o que indica a presença de magma a pouca profundidade.

Se a erupção do vulcão Eyjafjoll, em 2010, provocou a formação de uma imensa nuvem de fumo e semeou o caos nos céus europeus durante quase um mês, com mais de 100 mil voos anulados e oito milhões de passageiros afetados, os riscos, desta vez, serão menores, consideram os investigadores.

De qualquer forma, a erupção do Grimsvotn, em 2011, também provocou a anulação de voos no espaço aéreo europeu, sobretudo no Reino Unidos e no norte da Europa, tendo afetado um número muito menor de voos, cerca de 900.

Também nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Geologia da Indonésia anunciou que uma dupla erupção do vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo, gerou este domingo uma coluna de fumo e cinza de seis quilómetros de altura.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.