A Islândia está a registar uma importante atividade sísmica, tendo os sismógrafos registado, nos últimos três dias, mais de 3.000 abalos de terra, indicaram esta segunda-feira vários investigadores locais.
Segundo os cientistas, está prevista, paralelamente e a qualquer momento, a erupção do vulcão Grimsvotn, o mais ativo e situado no sul da ilha boreal.
Os cientistas adiantaram que, na zona do vulcão, cuja última erupção ocorreu em 2011, estão a ser detetadas taxas particularmente altas de dióxido de enxofre, o que indica a presença de magma a pouca profundidade.
Se a erupção do vulcão Eyjafjoll, em 2010, provocou a formação de uma imensa nuvem de fumo e semeou o caos nos céus europeus durante quase um mês, com mais de 100 mil voos anulados e oito milhões de passageiros afetados, os riscos, desta vez, serão menores, consideram os investigadores.
De qualquer forma, a erupção do Grimsvotn, em 2011, também provocou a anulação de voos no espaço aéreo europeu, sobretudo no Reino Unidos e no norte da Europa, tendo afetado um número muito menor de voos, cerca de 900.
Também nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Geologia da Indonésia anunciou que uma dupla erupção do vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo, gerou este domingo uma coluna de fumo e cinza de seis quilómetros de altura.
ZAP // Lusa