Isaltino Morais volta a concorrer a Oeiras porque “o povo praticamente exigiu”

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais

O antigo presidente da Câmara de Oeiras Isaltino Morais vai recandidatar-se à presidência do município nas eleições autárquicas de outubro como independente, afirmou esta sexta-feira o próprio à agência Lusa.

“Sou candidato à Câmara de Oeiras nas próximas eleições autárquicas e tomei esta decisão porque o povo de Oeiras, os eleitores, os cidadãos de Oeiras praticamente exigiram que eu fosse candidato”, disse.

“Não quis tomar uma decisão mais cedo porque quanto mais tarde se entra no debate eleitoral mais estabilidade há no município. A partir do momento em que são anunciados todos os candidatos, não se vai dar azo a ‘porquês’ de eu me candidatar”, justificou.

Em setembro de 2016, Isaltino Morais confirmou que foi convidado pelo PSD para integrar as listas do partido numa candidatura a Oeiras, mas recusou a proposta.

Desde essa altura que o ex-autarca manteve o suspense sobre o seu regresso à vida política local e, em fevereiro, disse à Lusa que a sua decisão estava dependente do nome que seria apresentado pelo PSD.

Agora que é conhecido o candidato social-democrata – o vereador Ângelo Pereira -, Isaltino Morais confirmou que será candidato à presidência da Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa.

O ex-autarca, que esteve à frente da Câmara de Oeiras durante mais de duas décadas (primeiro pelo PSD e depois como independente), abandonou o executivo quando foi detido, a 24 de abril de 2013, para cumprir dois anos de pena de prisão, por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Um ano depois, a 24 de junho de 2014, Isaltino Morais saiu em liberdade condicional para cumprir o resto da pena em casa e, em 2015, publicou um livro a contar a sua experiência na prisão, excluindo a possibilidade de regressar à vida política.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso até simpatizo com este tipo.
    No fundo até não é mau homem , lá se abotoou com umas massas que não devia , mas coitado, como é um bocado bronco , nem soube fazer bem a coisa .
    Mas na pratica , e eu não mora em Oeiras , até dizem que foi um bom presidente segundo dizem .

  2. Comparem o concelho de Oeiras, da responsabilidade do Isaltino, com os concelhos à volta e com a maior parte dos concelhos de Norte a Sul . A qualidade de vida não tem comparação. Noutros lugares, como p.ex. VN Poiares onde o “génio” Marta Soares deixou a Câmara ultra-endividada, fez obras faraónicas com pouca utilidade e esqueceu-se de fazer … saneamento básico! Mas continua a ser um “génio”.

    • O homem pode até ser deus, mas vacilou quando cometeu crimes. Portanto não tem qq tipo de desculpas, e não venham com historias de segundas oportunidades. Quem vacila uma vez não tem perdão.

  3. Vão a Oeiras e perguntem o que dizem as pessoas. É muito simples, a maneira de pensar geral é que este “comeu” uma fatia que nåo devia mas, a obra está lá. Com ele Oeiras desenvolveu-se como nenhum outro concelho neste país. É, de facto um concelho muito á frente em vários domínios ( empresas tecnológicas, licenciados, nível salarial mais alto do país, etc).
    A diferença é esta: Ele “mamou” mas fez obra, os outros só “mamam” e não fazem obra de jeito. As pessoas têm a noção clara que politicos são todos gatunos e oportunistas, a maioria só se governa a si proprios e este também, portanto, do mal o menos, ou seja, entre meterem lá algum chico esperto só para se governar a si proprio ou meterem outro que também se governa mas tem e faz obra, a opção é clara, é preferivel o segundo.
    Pessoalmente, acho que quem rouba o que é nosso nunca mais devia gerir nada nosso ( dinheiros publicos ), mas nåo deixo de compreender que a realidade é o que é, e que este homem fez obra e outros não. A escolha é muito curta.

  4. Votei no Isaltino e voltarei a votar!
    Sim, roubou, e depois? Há tantos que roubam mas não fazem nada de jeito. Este pelo menos deixou obra feita.
    Volta Isaltino, estás perdoado! Mas se fores reeleito vamos ter de vigiar melhor os cofres da Câmara, porque quem rouba uma vez rouba sempre… Está-lhe na massa do sangue. Ladrão será sempre ladrão. Mas este é um bom ladrão é um ladrão trabalhador e competente… Tem o meu voto!!! 🙂

  5. No concelho com o maior PIB per capita do país, até o maior incompetente (e/ou o maior ladrão) do mundo faria sempre alguma coisa… até seria quase impossível não fazer nada!!…
    De qualquer modo, um bandido condenado nunca deveria ter sequer a hipótese de se candidatar!
    Ainda por cima este que “…excluindo a possibilidade de regressar à vida política.”, mas, pouco tempo depois faz precisamente o contrário!…
    Mesmo à politico mentiroso vigarista e ladrão!!
    E claro que há sempre alguém a votar nele – os palermas que existem pelo mundo fora tem que votar em alguém!!!

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …