/

Isaltino é o “autarca corrupto que os portugueses adoram”, diz o El País

43

Mário Cruz / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais

No domingo, o jornal espanhol El País dedicou um artigo a Isaltino Morais, eleito presidente da Câmara Municipal de Oeiras, ou “o presidente corrupto que os portugueses adoram”.

Javier Martín Del Barrio assina um artigo do El País sobre Isaltino Morais, no qual expõe o autarca “condenado por fraude fiscal e branqueamento de dinheiro”.

O artigo começa com a estupefação do autor face ao slogan escolhido para a campanha do jurista e político português: “Inovar Oeiras de Volta”, era o que prometia Isaltino Morais durante a sua campanha, mas o jornal não compreende “como se pode ganhar uma eleições autárquicas dizendo que voltas se não és o Super Homem?“.

Mas a verdade é que “depois de escrutinados os votos, se Isaltino não é o Super Homem, parece. No passado domingo (1 de outubro), Isaltino Morais conseguiu 42% dos votos dos cidadãos de Oeiras”, explica o artigo.

Depois disto, o El País traça o percurso de um homem que “nunca teria abandonado a sua rica autarquia”, não fossem os problemas com a justiça. “Se a prisão não o tivesse impedido, Isaltino teria sido sempre o presidente de Oeiras, desde as primeiras autárquicas a que concorreu, em 1985”.

“Ganhou todas as eleições e só deixou a sua autarquia em 2002 para ser Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente de Durão Barroso”. Depois disso, já se sabe: “durou pouco no Governo, o tempo de os jornais descobrirem as contas ocultas na Suíça, razão pela qual deixou o ministério e o seu partido, o PSD”.

O jornal espanhol descreve depois a luta judicial que Isaltino Morais tem travado com a justiça para “evitar graves condenações“. “Em 2009 foi condenado a sete anos de prisão, uma multa de quase meio milhão de euros e a perda de cargo público, por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para to ilícito e branqueamento de capitais”.

“Desde então, Isaltino apresentou 44 recursos e escalou todas as instâncias até ao Tribunal Constitucional. Em 2010, finalmente, é condenado a dois anos de prisão, apesar de o autarca não ter entrado numa prisão até 2013, passando 14 meses como recluso”, vai descrevendo o jornal.

Mas a história não acaba aqui e o El País escreve ainda que, quando Isaltino Morais saiu em liberdade condicional foi com a oposição do Ministério Público porque “não existem provas de que, no futuro, Isaltino não cometerá novos delitos“, apelidando ainda o autarca de “frauderman“.

O artigo finaliza com uma comparação com o regime moçambicano, “antiga colónia portuguesa”, como é descrito pelos espanhóis, já que o parido que governa, a Frelimo, defende que os corruptos não devem ser ostracizados, “muito pelo contrário, é preciso reintegrá-los. Isaltino é o grande reintegrado de Portugal“, remata.

ZAP //

43 Comments

  1. de facto isaltino pode ser tema de um artigo….depois de insultado preso e condenado, de ter pago a sua “pouca habilidade de esconder certos factos” à justiça….. voltou para mostrar que ao ser se presidente de alguma coisa em portugal é sempre preciso fazer cedencias, nem que seja para a ambiçao…. mas que sempre respeitou os compromissos para com os eleitores e os municipes de oeiras . e como maria madalena se arrependeu e foi salva de ser apedrejada, por cristo ter perguntado as seus possiveis algozes, ” quem nunca pecou atire a primeira pedra”!!!!!
    logicamente aqui …atiraram muitas pedras ao isaltino…mas a sua coragem e capacidade para seguir em frente foi maior!!!….
    é de lamentar que o el pais tenha usado um titulo bombastico e enganoso..e denote um preconceito maior sobre um ex presidiario , do que alguns que falam de pretos com desdem

      • Sistema? O SISTEMA DELE E TEU?
        Oeiras só provou que é uma terra pouco recomendável. Terra de gente vigarista, uma caxias que se estende para lá da penitenciária.

      • Calma pessoal, nao se ofendam.. é boa noticia…
        Significa que o sistema prisional portugues é eficaz na reintegracao social de ex reclusos.

        Significa tambem que os eleitores de Oeiras acreditam no nosso sistem prisional.

        Nem nos paises nordicos vemos isto! Em alguma coisas somos pioneiros!

        Para o provar so falta o Socrates Presidente da Republica 😉

    • Vomecê pertence à mesma laia desse corrupto com esse patuá de vigarista acusando o el pais de enganoso!? Só mesmo quem vendeu a alma ao diabo é que tem essa visão. Peça umas aulas ao cadastrado de : a arte de bem roubar! Qual a moralidade desse indivíduo em ter de repreender alguém no desempenho do cargo? Vocês em oeiras são um nojo de eleitores, quem votou nesse poluto! Envergonham os portugueses ao ponto dos nuestros hermanos fazerem escárnio!

      • preconceito sempre foi uma elaboraçao de mentes inferiores e medrosas .
        se um cidadao pagou pelo seu crime, obviamente nao pode ser considerado criminoso perante a sociedade. se foi corrupto , e pagou criminalmente e monetariamente pelo que fez, nao podemos considera-lo mais como corrupto e se eu fosse defensor de isaltino, colocaria um processo por difamaçao e esse pasquim espanhol.
        quanto a si e á sua azia por ele ter ganho a presidencia…. so posso dizer lhe tome um antiacido!!!!

      • Portanto, na tua óptica de “iluminado” quem roubou não volta roubar?
        Elaboração dessa tese vem da tua experiência como recluso em caxias? As taxas de sucesso são assim tão positivas?
        Caxias boy.

    • Concordo consigo, no entanto eu especificaria: “só se forem os 42% de eleitores de Oeiras que votaram nele”. Penso que o comportamento do Sr. Isaltino é uma vergonha para a nossa sociedade, mas demonstra o que somos, um país a brincar. De ser um país a sério, o Sr. Isaltino teria cumprido a sua dívida para com a sociedade, e estaria impedido de voltar a candidatar-se…

  2. O sr Isaltino, neste caso, é o bode expiatório….porque quando penso com os meus botões…fico com a sensação que poderão existir mais casos do género ou piores! Mas provavelmente tiveram melhor habilidade para a justiça não se lembrar deles…até ao momento! Já dizia o outro senhor: ” o povo é quem mas ordena!” Mas fico com a sensação que o povo anda um pouco distraído! ( um pouco é favor!)
    Costuma-se dizer: ” quem se põe a jeito, está sujeito…” E com este tipos de casos, Espanha brinca com o povo português…

  3. Isaltino é o “autarca corrupto que os portugueses adoram”, diz o El País, ERRADO!!!!
    “autarca corrupto que os mouros adoram” seria o correcto, pois parasitas gostam de parasitas!!!!

    • kkkkkk!!! essas dos mouros é engraçada…. mas os verdadeiros portugueses, tambem votaram na fatima felgueiras e tem votado no pintinho de ha 30 anos a esta parte. pelos vistos tanto uns como outros adoram ” corrupçao”!!!. essa dos parasitas…nao percebi, estavas te a dar te a conhecer?

  4. São espanhóis e basta. E ninguém fala, que não tenha que se lhe diga, bem podem olhar para dentro da própria nação.

    Dito isto, se não chega saber que “cesteiro que faz um cesto, faz um cento”, ou se acreditam no milagre do arrependimento e da redenção (há muitos casos documentados), os portugueses de Oeiras sofrerão na pele a escolha que fizeram.

  5. Eh pá não digam mal dos Oeirenses!
    .
    Digam antes mal dos jornalistas de Espanha que são uns intrometidos e coscuvilheiros.
    .
    Quem lhes dera a ele ter políticos tão fixes como os nossos!
    .
    Aqui na pátria das geringonças, mais uma vez ficou provada a singularidade da democracia tuga – cada povo tem sempre o que merece, pois cada povo é que escolhe os políticos que melhor representam o seu carácter.

  6. O Isaltino é um senhor. Tenham tento na língua quando falarem neste homem digno e que tudo fez pelo concelho de Oeiras. Foi para além do que devia e pagou por isso. Está reabilitado e finalmente podemos concluir que o nosso sistema funciona; permite reabilitar os indivíduos que num dado momento das duas vidas incumpriram perante a lei. Ele incumpriu e pagou por isso. Agora está de volta, curado de seus males e pronto a deixar novamente obra. E o povo sabe. O povo não é parvo. Grande Isaltino… és o maior. O povo adora-te e tu deixas obra! Tu és o fazedor de obras. O grande obreiro!

  7. Fazer obras com o dinheiro dos contribuintes e encher os bolsos com as comissões. Quanto mais obras, mais “luvas”.
    Agora vai por certo continuar a fazer o mesmo mas esconder melhor o que mete ao bolso. Mas a culpa é sobretudo em quem votou nele!

    • a proposito de “luvas”… para nao ir mais longe nem mais atras, o justiça ja arrastou dois andares e uma herdade no alentejo, a conta das obras do sr socrates e nao da para pagar todas as dividas, e se os juizes amigalhaços nao tivessem mandado destruir as escutas e arquivar o processo de alcochete, talvez muitos autarcas e nao so, teriam ido parar atras das grades como o isaltino. a diferença entre o isaltino e os outros é que este nao pertencia a quadrilha qualificada!!!!!

  8. Caros concidadãos, tudo o que os espanhóis puderem dizer mal de Portugal, não hesitam…
    No fundo estão a dizer, se estivessemos unidos, sob o contralismo de Madrid, claro, Portugal estaria e seria melhor. Da parte que me toca, preferia pisar um monte de m… do que estar com esses malucos e esquizofrénicos.

  9. Em qualquer país do centro ou norte da Europa uma pessoa que se encontrasse na situação de Isaltino Morais nem lhe passaria pela cabeça candidatar-se. E, se o fizesse, seria completamente arrasado nas urnas. Porque será que o povo português reage de maneira diferente?. É que, como se devem lembrar, este não é um caso isolado.

    • Provavelmente é pelo mesmo motivo que votam na Geringonça! Já lhe ocorreu?
      Confesso que acho muita piada à postura que se vê um pouco por todo o mundo e que assenta mais ou menos na seguinte ideia: quando os “nossos” ganham, a democracia é um lugar fantástico; quando serve para eleger um Trump ou um Isaltino então a democracia está de rastos. Isto é a democracia a funcionar! Nunca ninguém disse que era perfeita. É apenas menos má do que as alternativas.
      Carrega Isaltino que tu deixas obra por onde passas!

  10. Ao Obreiro e outros como ele.
    Existe um ditado popular que diz assim:

    Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és…

    Felizmente que não sou de Oeiras!

  11. Muita força para o Dr.Isaltino Morais, merece estar de volta.
    O Concelho,foi o mais desenvolvido do País….depois, viveram na sua sombra,parou.
    Acima de tudo,foi perseguição política .
    Mordeduras de cão, escondido,com medo de dar a cara.
    É preciso coragem para, depois de cumprir pena, enfrentar a vida e os desafios.
    Todos temos direito a defender o bom nome e a dignidade.
    Deixem de ser hipócritas.
    Quanto a Espanha,essa notícia foi isco para desviar as atenções de Barcelona e da vergonha, de quem abafa atentados aos direitos humanos e que dignifica a legalidade e a Democracia com bastões sobre os cidadãos.
    Abram os olhos e deixem de ser parvos.
    Cada um de nós pode marcar pela diferença.
    Afinal, não há uma constituição?
    A justiça funcionou, agora é hora de avançar.
    Sim, é preciso obra,melhorar o Concelho.
    Os resabiados viracasacas, recolham o que plantaram…. não mordam a língua,sobem a taça de mortalidade.
    Até daqui a 4 anos e agarrem-se bem às cunhas.

  12. ……………é inacreditável o que se passa em Oeiras, é caso para questionar: – vale a pena haver justiça? para que servem os tribunais? e os juizes? e os delegados do Mº Pº ? e o poder judicial? e a democracia? e o bom nome? e a honestidade? e a honra? que valores farão regra no futuro de uma sociedade ou país?……e ainda falam mal do estado novo! Isto é exemplo para quem?

  13. Infelizmente somos um povo que ainda põe a “esperteza” antes da honestidade. E… Quanto a roubar diz: “Roubou, mas deixou obra!” achamos normal. Talvez seja essa normalidade que nos impede de atingirmos a mentalidade de outros que vão à nossa frente.. 10, 20, 30, 40 ou 50 anos.

    Lamento profundamente.

  14. Isaltino Morais, não roubou, foi o sobrinho na Suiça??
    e os outros, senão vejamos.
    Expo 98.??
    10 estádios de Footebol.??
    centro cultural de Belem ??
    Os Submarinos??
    Bancos Bes – e outros etc etc.??
    O roubo das Armas ??
    Temos o Pais que merecemos, e ainda nos pedem o nosso voto para que?

  15. João Saraiva, não seria mais correcto dizer, que é o autarca que os separatistas e os racistas detestam, o que me diz, que este tipo de pessoa, ainda és mais nojenta e mais sem moral do que um corrupto.

  16. Acho bem a ideia de lhe prestarem uma justa e merecida homenagem e que o seu nome e feitos sejam perpetuados na história daquela autarquia.
    .
    Que naquela autarquia sejam colocadas placas com Dr. Isaltino Morais, o OBREIRO em todas as esquinas, ruas, largos, jardins, praças e avenidas, edifícios públicos e privados, campos de futebol e recintos desportivos, igrejas e quiosques.
    .
    E se essa homeangem não for suficiente, então rebaptizem as praias e até o rio que passa ali perto!
    .
    E cada placa com o nome do “OBREIRO” deverá incluir os seguintes dizeres:
    .
    OBREIRO (significado)
    o·brar – Conjugar
    (latim operor, -ari, ocupar-se em, trabalhar, levar a efeito, exercer, praticar)
    verbo transitivo e intransitivo
    1. Fazer um trabalho, uma tarefa. = TRABALHAR
    2. Pôr em obra. = FAZER, REALIZAR
    3. Operar.
    4. Causar.
    verbo intransitivo
    5. Proceder.
    6. Expulsar os excrementos pelo ânus. = DEFECAR, EVACUAR

    “obra”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/obra [consultado em 10-10-2017].

  17. Todos com direito a opinar, mas deixem ao oeirense o direito e a opção de votar no candidato que melhor trabalha para o desenvolvimento do Concelho. E esse homem/autarca escolhido é quem melhor percebeu o querer dos munícipes.
    Acontece que se votou nele por vários motivos, dos quais, alguns reconheço emotivos e afectivos. O oeirense não gos tou nem da forma e nem dos motivos porque o puseram na cadeia e do processo do seu julgamento. Ouviram-se causuidicos afamados nesta praça , afirmarem nos media nacionais de que alguém condenado a dois anos de pena sem antecedentes, devia ser pena suspensa. Dai a raiva do oeirense por aquilo que considerou não justo. Depois houve um lapso de tempo em que Oeiras, o exemplo dos municípios nacionais, estagnou, parou. Todo isso criou no oeirense sentimentos de quase orfandade e de uma saudade de um passado recente e de pleno desenvolvimento. Ele cumpriu o castigo. Oeiras não o esqueceu. Antes de criticar conheça -se a realidade da motivação dos eleitores que assim procederam.

    • Joana Inês Sá ( e todos os que votaram e ou defendem Isaltino Morais, mas principalmente para si )

      Os seus valores necessitam de alguma rectificação!

      Faca um favor a si mesma e pergunte ao seu pai o significado da palavra Honestidade.

      Será que em Oeiras não há mais ninguém para exercer o cargo de presidente da autarquia que não tenha cedido a tentação de roubar a erário publico. ou seja de todos nos?

      Nem vou comentar as diferenças entre pena suspensa e pena de prisao!

      Será que as duas não existem para castigar quem não tem caracter e a honestidade de gerir os bens de outros sem desviar para os seus bolsos qualquer tipo de montante?

      Felizmente não sou de Oeiras!

  18. Meus Senhores
    Se vocês, exercerem um trabalho num sitio onde tenham de apresentar cadastro, basta uma coisinha de nada para perderem o vosso ganha pão, mas um gajo que gamou milhões, paga uns trocos do que já gamou, sai em liberdade porque pagou também aos amigos “grandes advogados” tão ou mais corruptos do que ele e volta para o cargo onde gamou. Estão a brincar com isto tudo e a gozar com o tuga que não votou nele claro, porque os que votaram devem ser do género (quanto mais me bates mais gosto de ti).
    Triste. muito triste

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.