Manuscritos inéditos revelam que Newton tentou descobrir código secreto das Pirâmides do Egito

O físico, matemático e astrónomo Isaac Newton tinha um interesse peculiar na teoria do Apocalipse bíblico. As suas inclinações místicas, muitas das quais consideradas heréticas naquela época, são agora evidenciadas em algumas notas manuscritas que estão a ser leiloadas pela Sotheby’s.

Além da matemática, da física e da astronomia, Isaac Newton também possuía outras facetas: era teólogo e alquimista. Agora, a Sotheby’s colocou à venda alguns manuscritos não publicados que revelam que o cientista pensava que as pirâmides egípcias escondiam um segredo que o próprio tentou desvendar.

Nas três páginas manuscritas, Newton tentou decifrar os códigos ocultos na Bíblia e, assim, descobrir o momento do Apocalipse. Para isso, tentou decifrar os segredos das Pirâmides do Egito, que seriam a peça-chave.

De acordo com o The Guardian, o leilão online termina na terça-feira e a Sotheby’s espera vendê-las por centenas de milhares de euros. “São páginas realmente fascinantes porque nelas podemos ver Newton a tentar desvendar os segredos das pirâmides”, disse Gabriel Heaton, especialista em manuscritos da Sotheby’s.

(dr) Sotheby's

Segundo Heaton, Isaac Newton estava a tentar descobrir a unidade de medida usada pelos construtores das pirâmides. O matemático chegou à conclusão que os antigos egípcios poderiam ter tentado medir a Terra pelo que, ao descobrir a unidade de medida da Grande Pirâmide, também seria capaz de medir a circunferência do planeta.

Newton esperava que esta descoberta o levasse a conhecer outras medidas antigas e, desta forma, ser capaz de descobrir a arquitetura e as dimensões do Templo de Salomão, o cenário onde aconteceria, supostamente, o Apocalipse.

Seria, então, possível interpretar os significados ocultos da Bíblia.

Newton manteve para si a obsessão com a alquimia e as suas crenças religiosas heterodoxas porque as suas visões não ortodoxas poderiam custar-lhe a própria carreira.

“A ideia de que a Ciência é uma alternativa à religião é um pensamento moderno. Newton não teria acreditado que o seu trabalho científico pudesse minar as crenças religiosas”, explicou o especialista.

“Ele não estava a tentar refutar o cristianismo: ele passou muito tempo a tentar estabelecer o período de tempo provável para o Apocalipse bíblico. É por isso que estava tão interessado nas pirâmides”, acrescentou Heaton.

Os textos são fragmentos, sobreviventes chamuscados de um incêndio que terá sido provocado por uma vela derrubada por Diamond, o cão de Newton.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …