Manuscritos inéditos revelam que Newton tentou descobrir código secreto das Pirâmides do Egito

O físico, matemático e astrónomo Isaac Newton tinha um interesse peculiar na teoria do Apocalipse bíblico. As suas inclinações místicas, muitas das quais consideradas heréticas naquela época, são agora evidenciadas em algumas notas manuscritas que estão a ser leiloadas pela Sotheby’s.

Além da matemática, da física e da astronomia, Isaac Newton também possuía outras facetas: era teólogo e alquimista. Agora, a Sotheby’s colocou à venda alguns manuscritos não publicados que revelam que o cientista pensava que as pirâmides egípcias escondiam um segredo que o próprio tentou desvendar.

Nas três páginas manuscritas, Newton tentou decifrar os códigos ocultos na Bíblia e, assim, descobrir o momento do Apocalipse. Para isso, tentou decifrar os segredos das Pirâmides do Egito, que seriam a peça-chave.

De acordo com o The Guardian, o leilão online termina na terça-feira e a Sotheby’s espera vendê-las por centenas de milhares de euros. “São páginas realmente fascinantes porque nelas podemos ver Newton a tentar desvendar os segredos das pirâmides”, disse Gabriel Heaton, especialista em manuscritos da Sotheby’s.

(dr) Sotheby's

Segundo Heaton, Isaac Newton estava a tentar descobrir a unidade de medida usada pelos construtores das pirâmides. O matemático chegou à conclusão que os antigos egípcios poderiam ter tentado medir a Terra pelo que, ao descobrir a unidade de medida da Grande Pirâmide, também seria capaz de medir a circunferência do planeta.

Newton esperava que esta descoberta o levasse a conhecer outras medidas antigas e, desta forma, ser capaz de descobrir a arquitetura e as dimensões do Templo de Salomão, o cenário onde aconteceria, supostamente, o Apocalipse.

Seria, então, possível interpretar os significados ocultos da Bíblia.

Newton manteve para si a obsessão com a alquimia e as suas crenças religiosas heterodoxas porque as suas visões não ortodoxas poderiam custar-lhe a própria carreira.

“A ideia de que a Ciência é uma alternativa à religião é um pensamento moderno. Newton não teria acreditado que o seu trabalho científico pudesse minar as crenças religiosas”, explicou o especialista.

“Ele não estava a tentar refutar o cristianismo: ele passou muito tempo a tentar estabelecer o período de tempo provável para o Apocalipse bíblico. É por isso que estava tão interessado nas pirâmides”, acrescentou Heaton.

Os textos são fragmentos, sobreviventes chamuscados de um incêndio que terá sido provocado por uma vela derrubada por Diamond, o cão de Newton.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …