Manuscritos inéditos revelam que Newton tentou descobrir código secreto das Pirâmides do Egito

O físico, matemático e astrónomo Isaac Newton tinha um interesse peculiar na teoria do Apocalipse bíblico. As suas inclinações místicas, muitas das quais consideradas heréticas naquela época, são agora evidenciadas em algumas notas manuscritas que estão a ser leiloadas pela Sotheby’s.

Além da matemática, da física e da astronomia, Isaac Newton também possuía outras facetas: era teólogo e alquimista. Agora, a Sotheby’s colocou à venda alguns manuscritos não publicados que revelam que o cientista pensava que as pirâmides egípcias escondiam um segredo que o próprio tentou desvendar.

Nas três páginas manuscritas, Newton tentou decifrar os códigos ocultos na Bíblia e, assim, descobrir o momento do Apocalipse. Para isso, tentou decifrar os segredos das Pirâmides do Egito, que seriam a peça-chave.

De acordo com o The Guardian, o leilão online termina na terça-feira e a Sotheby’s espera vendê-las por centenas de milhares de euros. “São páginas realmente fascinantes porque nelas podemos ver Newton a tentar desvendar os segredos das pirâmides”, disse Gabriel Heaton, especialista em manuscritos da Sotheby’s.

(dr) Sotheby's

Segundo Heaton, Isaac Newton estava a tentar descobrir a unidade de medida usada pelos construtores das pirâmides. O matemático chegou à conclusão que os antigos egípcios poderiam ter tentado medir a Terra pelo que, ao descobrir a unidade de medida da Grande Pirâmide, também seria capaz de medir a circunferência do planeta.

Newton esperava que esta descoberta o levasse a conhecer outras medidas antigas e, desta forma, ser capaz de descobrir a arquitetura e as dimensões do Templo de Salomão, o cenário onde aconteceria, supostamente, o Apocalipse.

Seria, então, possível interpretar os significados ocultos da Bíblia.

Newton manteve para si a obsessão com a alquimia e as suas crenças religiosas heterodoxas porque as suas visões não ortodoxas poderiam custar-lhe a própria carreira.

“A ideia de que a Ciência é uma alternativa à religião é um pensamento moderno. Newton não teria acreditado que o seu trabalho científico pudesse minar as crenças religiosas”, explicou o especialista.

“Ele não estava a tentar refutar o cristianismo: ele passou muito tempo a tentar estabelecer o período de tempo provável para o Apocalipse bíblico. É por isso que estava tão interessado nas pirâmides”, acrescentou Heaton.

Os textos são fragmentos, sobreviventes chamuscados de um incêndio que terá sido provocado por uma vela derrubada por Diamond, o cão de Newton.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …