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Ironia, álcool e coelhos assassinos. Era assim a stand-up comedy medieval

British Library

Coelho executa o caçador

“Louco e ofensivo, mas valioso”. Algures esquecido num manuscrito do séc. XV, foi encontrado um registo único de um espetáculo de stand-up comedy da Idade-Média. Entre álcool, Robin Hood, justas de ursos e coelhos assassinos, descoberta pode explicar o peculiar humor britânico.

Apesar das diferenças que nos separam dos nossos antepassados medievais, também há muitos hábitos que nos unem. Ainda hoje usamos expressões usadas por eles, tal como “pôr a mão no fogo”, que era uma forma de tortura praticada pela Inquisição da Idade Média.

Agora, uma nova descoberta escocesa confirma mais um gosto em comum — a comédia, mais especificamente espetáculos de stand-up comedy.

Acidentalmente, o autor do estudo publicado esta quarta-feira, James Wade, deparou-se com uma pequena nota algures no “Manuscrito Heege”, presente na Biblioteca Nacional da Escócia e que remete ao século XV.

O professor diz ter tido “um momento de epifania” após ler uma passagem de Heege, que dizia: “Por mim, Richard Heege, porque eu estava nesse banquete e não bebi uma bebida.”

Troça, coelhos assassinos e incentivo ao álcool

O manuscrito que Wade encontrou relata um espetáculo de comédia ao vivo irónico e satírico, repleto de estridência e palhaçadas. A ridicularizarão de reis, padres e camponeses também está presente. Há de tudo.

O espetáculo incluía até, na secção “A caça da lebre”, uma piada sobre um coelho assassino.

“Jack Wade nunca ficou tão triste / Como quando a lebre pisou a sua cabeça / Caso ela tivesse arrancado a sua garganta”, lê-se no poema.

National Library of Scotland

“Jack Wade nunca ficou tão triste / Como quando a lebre pisou a sua cabeça / Caso ela tivesse arrancado a sua garganta”

Noutra passagem, lê-se: “Bebe tu a mim e eu a ti e segura o teu copo bem alto / Deus não ama nem cavalo nem égua, mas sim homens alegres que o copo podem olhar”

Aqui, explica Wade, “o menestrel diz à sua audiência, talvez pessoas de escalões sociais muito diferentes, para se embebedarem e serem alegres entre eles.”

“Estes textos lembram-nos que o entretenimento festivo estava a florescer numa época de crescente mobilidade social”, disse o autor.

“É louco e ofensivo, mas valioso. Stand-up comedy sempre involveu correr riscos e estes textos são arriscados! Eles fazem pouco de toda a gente, alta e baixa”, disse Wade

Referências a Robin Hood e justas protagonizadas por ursos também foram encontradas nos textos.

Os primeiros textos britânicos com ‘pistas falsas’

O texto é também o primeiro registo do idioma ‘Red Herring’ (em português, ‘pistas falsas’ ou ‘arenque vermelho’) em Inglês, “uma das mais raras formas de literatura medieval”, segundo o comunicado da Universidade de Cambridge, onde Wade é professor associado.

“Aqui temos um animador que se ergueu sozinho, com muito pouca educação, a criar material muito original e irónico”, afirma.

A técnica seria usada na literatura para despistar o leitor através de informações falsas, evitando que este preveja o final precocemente.

Menestréis: comediantes misteriosos

Embora os menestréis (poetas medievais) itinerantes fossem muito populares na Idade Média, muito pouco é sabido sobre estes artistas, sobrando apenas prosaicos com os seus nomes, instrumentos e ganhos monetários.

“A maioria da poesia, música e histórias medievais foram perdidas”, afirma Wade, que acredita que parte das notas encontradas são provenientes do próprio comediante.

“As pessoas daquela época festejavam muito mais do que hoje, por isso os menestréis tinham muitas oportunidades de se apresentar”, acrescentou. “Eles eram figuras realmente importantes na vida das pessoas em toda a hierarquia social. Estes textos dão-nos uma amostra da vida medieval a ser bem vivida.”

Encontrado no “Manuscrito Heege”, os textos já tinham certamente passado por algumas mãos. Houve quem olhasse, mas não o visse.

Descoberta pode explicar o irónico humor britânico

Apesar da cómica descoberta, Wade avisou que muito provavelmente não se irão encontrar muitos mais textos relativos a stand-up comedy medieval.

No entanto, é certo que a revelação destas notas nos ajudam a perceber a tradição e as raízes mais aprofundadas da comédia que, pelos vistos, é semelhante a alguns géneros atuais, nomeadamente a comédia britânica.

“A auto-ironia e fazer do público o alvo da piada ainda são muito característicos da stand-up comedy britânica”, disse Wade.

Tomás Guimarães, ZAP //

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