Irmã da jovem que morreu com sarampo está internada

(dr)

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Amélia Sampaio com a filha, Inês, que faleceu com uma pneumonia bilateral provocada pelo vírus do sarampo.

O diretor-geral da Saúde esclareceu este domingo que uma irmã da jovem que morreu na quarta-feira com sarampo foi internada como medida de precaução e afirmou que “não há motivos para se temer uma situação de epidemia descontrolada”.

Francisco George falava à agência Lusa depois de visitar a jovem no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde na quarta-feira morreu a irmã de 17 anos, Inês Sampaio, vítima de uma pneumonia bilateral provocada pelo vírus do sarampo.

“A situação de atividade epidemiológica do sarampo não tem alterações significativas”, disse o diretor-geral da Saúde, referindo que o estado clínico da jovem agora internada no Hospital Dona Estefânia “não inspira cuidados”.

A rapariga, irmã a jovem de 17 anos que faleceu, “só está internada como medida de precaução especial“, adiantou, referindo que a paciente está a ser submetida a exames.

De acordo com fonte do Hospital Dona Estefânia, só na segunda-feira é que serão conhecidos os resultados dos exames que irão determinar se a jovem está infetada com o vírus do sarampo.

Segundo apurou a TSF, a jovem que foi internada este domingo tinha tomado imunoglobulina, um medicamento preventivo, para evitar ser contagiada pela irmã, também usado na prevenção da Hepatite A. No entanto, acabou por ser infetada.

De acordo com o Expresso, a jovem, de 13 anos, não está vacinada, tendo contraído a infecção no contacto com a irmã. A irmã mais nova, de 5 anos, também não se encontra vacinada. Esta informação é contrariada pelo testemunho de um familiar, que afirma que as duas meninas estão vacinadas e que “a mãe não é anti-vacinas“.

Segundo Francisco George, mantêm-se os 21 casos de sarampo diagnosticados em Portugal, encontrando-se 15 ainda em investigação. Na segunda-feira deverá ser emitido um novo boletim epidémico sobre a doença, disse.

18 países europeus com transmissão endémica

Dezoito países europeus foram incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo, divulgou a Direção-Geral de Saúde (DGS), com base em informações transmitidas pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças.

Na informação anterior, divulgada no passado domingo, o registo era de 14 países com surto da doença, com a Roménia a liderar, ao indicar mais quatro mil doentes em seis meses, desde meados do ano passado.

Continuando a ter a Roménia como líder, a lista mais recente inclui ainda Alemanha, França, Itália, Áustria, Bélgica, Polónia, Roménia, Suíça, Rússia, Turquia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Sérvia e Macedónia.

Na lista divulgada hoje, a Roménia continua a protagonizar o maior surto na Europa, com 4.793 casos confirmados e 21 mortes, sendo a faixa dos 0-14 anos a mais atingida (82,1%). Dos casos registados entre janeiro de 2016 e abril de 2017 reportavam a 96% pessoas não vacinadas.

Em Portugal, até quarta-feira, foram notificados “46 casos de sarampo, dos quais 21 confirmados e 15 em investigação”, tendo em dez casos sido excluído o diagnóstico de sarampo.

Houve mais casos de sarampo em Portugal nos primeiros 4 meses do ano do que na última década. O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, sendo habitualmente benigna, mas pode ser grave e até levar à morte.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra o sarampo. A vacina é gratuita e está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV). As crianças devem ser vacinadas aos 12 meses e repetir a vacina aos cinco anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …