Irão testou com sucesso cópia de drone americano abatido

d.r. Ross Fernie

-

O Irão anunciou esta segunda-feira que concluiu com sucesso os primeiros testes com um avião não tripulado (drone), que construiu com base num modelo norte-americano, capturado em 2011 em território iraniano, prometendo divulgar em breve imagens dos voos.

O regime de Teerão capturou em dezembro de 2011 um drone RQ-170 Sentinel que tinha entrado no espaço aéreo iraniano para espiar, segundo a comunicação social norte-americana, as instalações nucleares do país.

Na altura, as autoridades iranianas afirmaram que tinham assumido o controlo do aparelho ultra-sofisticado e que o tinham recuperado quase intacto, enquanto Washington disse que tinha perdido o aparelho devido a uma falha técnica.Em maio último, um responsável militar anunciou que engenheiros iranianos tinham conseguido construir uma réplica do drone norte-americano e que os testes de voo estavam programados.

Imagens divulgadas na altura pela televisão estatal mostraram dois aparelhos quase idênticos.

O drone RQ-170 Sentinnel da CIA capturado pela Guarda Revolucionária do Irão em 2011, em exibição no Centro de Exposições Mosalla em Teerão.

O drone RQ-170 Sentinnel da CIA capturado pelos Guardas da Revolução do Irão em 2011, em exibição no Centro de Exposições Mosalla em Teerão.

“Como prometido, fizemos o aparelho voar e as imagens desse voo serão divulgadas brevemente“, declarou o general Amir-Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial Guardas da Revolução, a força de elite do exército iraniano), citado num site oficial.

O Irão desenvolveu nos últimos anos um importante programa balístico e um outro para a produção de diferentes tipos de drones, nomeadamente aparelhos com uma componente de ataque.

Teerão tem afirmado sempre que a sua doutrina militar é unicamente defensiva.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.