/

Irão viola acordo nuclear e Pompeo promete “mais isolamento e sanções”

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Depois de o Irão ter anunciado, este domingo, que começaria a enriquecer urânio a um nível proibido pelo acordo nuclear, o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo prometeu “mais isolamento e sanções”.

“A mais recente expansão do programa nuclear do Irão levará a mais isolamento e sanções. Os países devem restaurar o antigo padrão de não enriquecimento para o programa nuclear do Irão. O regime iraniano, munido de armas nucleares, representará um perigo ainda maior para o mundo”, escreveu o secretário de Estado norte-americano no Twitter.

Mike Pompeo fez, assim, a promessa de mais sanções para os iranianos, após estes terem quebrado o compromisso do acordo nuclear, anunciando que iriam começar a enriquecer urânio a um nível proibido. O anúncio foi feito por um porta-voz da agência atómica iraniana no domingo, sendo que os resultados seriam visíveis esta segunda-feira.

“Dentro de algumas horas, o enriquecimento superior a 3,67% começará. E amanhã, no início da manhã, quando a Agência Internacional de Energia Atómica retirar amostras, teremos ido além dos 3,67%”, disse o porta-voz aos jornalistas.

De acordo com a Al Jazeera, o Irão ameaçou também reduzir mais compromissos do acordo nuclear, caso os signatários do acordo de 2015 não encontrem uma nova solução. Na altura, Teerão aceitou fortes limitações no seu programa nuclear a troco de um levantamento parcial das suas sanções internacionais.

O Irão espera agora que Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia — os restantes signatários — ajudem a contornar as sanções, nomeadamente na venda de petróleo iraniano.

A cada 60 dias que passem sem os países signatários protegerem o Irão das sanções norte-americanas, Abbas Araghchi, ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, disse que o país reduziria ainda mais os compromissos do acordo nuclear.

Teerão alega que não está a violar o acordo nuclear, uma vez que este prevê que uma das partes abandone temporariamente os compromissos caso considerem que o outro lado não está a cumprir a sua parte daquilo que foi acordado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.