Irão viola acordo nuclear e Pompeo promete “mais isolamento e sanções”

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Depois de o Irão ter anunciado, este domingo, que começaria a enriquecer urânio a um nível proibido pelo acordo nuclear, o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo prometeu “mais isolamento e sanções”.

“A mais recente expansão do programa nuclear do Irão levará a mais isolamento e sanções. Os países devem restaurar o antigo padrão de não enriquecimento para o programa nuclear do Irão. O regime iraniano, munido de armas nucleares, representará um perigo ainda maior para o mundo”, escreveu o secretário de Estado norte-americano no Twitter.

Mike Pompeo fez, assim, a promessa de mais sanções para os iranianos, após estes terem quebrado o compromisso do acordo nuclear, anunciando que iriam começar a enriquecer urânio a um nível proibido. O anúncio foi feito por um porta-voz da agência atómica iraniana no domingo, sendo que os resultados seriam visíveis esta segunda-feira.

“Dentro de algumas horas, o enriquecimento superior a 3,67% começará. E amanhã, no início da manhã, quando a Agência Internacional de Energia Atómica retirar amostras, teremos ido além dos 3,67%”, disse o porta-voz aos jornalistas.

De acordo com a Al Jazeera, o Irão ameaçou também reduzir mais compromissos do acordo nuclear, caso os signatários do acordo de 2015 não encontrem uma nova solução. Na altura, Teerão aceitou fortes limitações no seu programa nuclear a troco de um levantamento parcial das suas sanções internacionais.

O Irão espera agora que Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia — os restantes signatários — ajudem a contornar as sanções, nomeadamente na venda de petróleo iraniano.

A cada 60 dias que passem sem os países signatários protegerem o Irão das sanções norte-americanas, Abbas Araghchi, ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, disse que o país reduziria ainda mais os compromissos do acordo nuclear.

Teerão alega que não está a violar o acordo nuclear, uma vez que este prevê que uma das partes abandone temporariamente os compromissos caso considerem que o outro lado não está a cumprir a sua parte daquilo que foi acordado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …