/

Irão garante ter detido líder de “grupo terrorista” dos EUA

(h) rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani (Rouhani)

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um “grupo terrorista” norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques.

“Jamshid Sharmahd, líder do grupo terrorista Tondar, que coordenou atos armados e terroristas no Irão, a partir dos Estados Unidos, foi preso após uma operação complexa; está agora nas mãos dos nossos poderosos agentes”, noticiou a televisão estatal, citando um comunicado o Ministério da Inteligência iraniano.

Não foram revelados detalhes em relação a quando e onde é que o líder do Tondar foi detido. O grupo terrorista também ainda não confirmou a detenção, escreve a AFP.

O ataque à mesquita de Shiraz matou 14 pessoas e feriu outras 215. Em 2009, o Irão enforcou três homens acusados de ter ligações ao grupo. Dois deles eram estudantes universitários de 20 e 21 anos. O outro homem tinha 32 anos. Um tribunal de Teerão condenou os alegados membros por serem “inimigos de Deus” e por “corrupção na Terra”.

O Irão justificou que eles estavam a receber ordens de um “agente da CIA” iraniano, apoiado pelos EUA, para tentar assassinar uma autoridade de alto estatuto no Irão.

Além disso, no anúncio feito este sábado, é dito que o grupo terrorista tentou outros ataques no Irão, mas sem sucesso, nomeadamente explodir uma barragem em Shiraz, usar “bombas de cianeto” numa feira literária de Teerão e plantar um dispositivo explosivo no mausoléu do aiatola Ruhollah Khomeini.

O país também não explicou como é que o líder do Tondar foi deitido, escreve a AFP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.