/

Investigadores produziram combustível a partir de uma alga

Dois investigadores norte-americanos conseguiram produzir biodiesel e combustível de avião, em paralelo, a partir de uma única alga. Uma descoberta promissora que leva um dos envolvidos a falar em “romance”.

As algas já foram utilizadas na produção de biodiesel e de combustível de avião no passado, mas a novidade é que Greg O’Neil, investigador da Universidade de Western Washington, e Chris Reddy, do Instituto Oceonográfico Woods Hole, conseguiram produzir os dois tipos de combustível em paralelo, a partir de uma única alga.

“Pensem em nós como dois padeiros que pegaram numa erva daninha e que fizeram, a partir dela, boas fornadas de dois tipos diferentes de farinha”, explicam os dois investigadores num artigo publicado no site do Instituto Oceonográfico Woods Hole.

A alga em causa, denominada Isochrysis, é habitualmente produzida em grandes quantidades para fazer comida para peixe. Trata-se de “uma alga comum, mas excepcional”, frisam os investigadores, já que é uma das poucas que consegue produzir gorduras chamadas alcenos ou alquenos, cuja composição tem potencial como fonte de combustível.

“É cientificamente fascinante e muito fixe. Esta alga tem muito mais potencial, mas estamos nas fases iniciais”, salienta Chris Reddy em declarações ao jornal Energy & Fuels que publicou o estudo.

Tom Kleindinst / Woods Hole Oceanographic Institution

Os investigadores Greg O’Neil, da Universidade de Western Washington (dir), e Chris Reddy, do Instituto Oceonográfico Woods Hole (esq)

Os investigadores Greg O’Neil, da Universidade de Western Washington (dir), e Chris Reddy, do Instituto Oceonográfico Woods Hole (esq)

Já Greg O’Neil diz que “é romance”, mas realça que “está longe de ser um produto de custo competitivo neste momento”. O investigador reforça, todavia, que “é uma estratégia nova interessante para fazer combustível renovável a partir de algas”.

Os dois investigadores vão agora tentar produzir quantidades maiores dos combustíveis e explorar componentes adicionais na alga. Pelo que consideram que a sua aventura está só a começar.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.