Investigadores descobrem primeiro peixe do mundo com sangue quente

NOAA / Southwest Fisheries Science Center

Uma equipa de investigadores da Califórnia, nos EUA, descobriu o primeiro peixe de sangue quente em todo o mundo. Chamado peixe-cravo – ou, cientificamente, “Lampris guttatus” -, este espécime único consegue manter o seu corpo mais quente do que as águas onde nada.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de cientistas da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA) dos EUA, depois de uma pesquisa de oito meses em que analisaram os movimentos e a temperatura do peixe através de sensores e mecanismos de satélite colocados no seu corpo.

A equipa liderada pelo biólogo Nicholas Wegner concluiu que, independentemente da temperatura da água onde se encontrava, o corpo do peixe ficava sempre cinco graus mais quente.

“O peixe-cravo parece produzir a maior parte do seu calor por mover constantemente as suas barbatanas peitorais que são usadas em natação contínua”, explica Nicholas Wegner em declarações ao site Live Science.

Ao contrário da maioria dos peixes, que nadam ondulando o corpo, o peixe-cravo é capaz de bater as barbatanas peitorais, que se assemelham a asas, para se mover. Será através deste músculo peitoral, que está isolado da água fria devido a uma camada de gordura, que ele conseguirá manter o seu corpo aquecido como os mamíferos e os pássaros.

“Os vasos sanguíneos no tecido da guelra estão preparados de forma a que os vasos que transportam o sangue frio e oxigenado das guelras para o corpo fiquem em contacto com aqueles que movem o sangue quente e desoxigenado na direcção contrária”, explica o Live Science, que teve acesso às conclusões dos cientistas. Durante este processo “o sangue que sai aquece o sangue que chega“, acrescenta a publicação.

“Nunca houve nada como isto visto nas guelras de um peixe. É uma inovação interessante destes animais que lhes dá um avanço competitivo”, sublinha Nicholas Wegner.

O peixe-cravo, que habitualmente se encontra em águas tropicais ou temperadas, consegue, nomeadamente, aumentar a temperatura do coração, o que lhe permite mergulhar a grande profundidade e ficar lá por longos períodos de tempo, ao contrário de outros peixes, que precisam de emergir para se manterem quentes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …