Investigadores descobrem primeiro peixe do mundo com sangue quente

NOAA / Southwest Fisheries Science Center

Uma equipa de investigadores da Califórnia, nos EUA, descobriu o primeiro peixe de sangue quente em todo o mundo. Chamado peixe-cravo – ou, cientificamente, “Lampris guttatus” -, este espécime único consegue manter o seu corpo mais quente do que as águas onde nada.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de cientistas da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA) dos EUA, depois de uma pesquisa de oito meses em que analisaram os movimentos e a temperatura do peixe através de sensores e mecanismos de satélite colocados no seu corpo.

A equipa liderada pelo biólogo Nicholas Wegner concluiu que, independentemente da temperatura da água onde se encontrava, o corpo do peixe ficava sempre cinco graus mais quente.

“O peixe-cravo parece produzir a maior parte do seu calor por mover constantemente as suas barbatanas peitorais que são usadas em natação contínua”, explica Nicholas Wegner em declarações ao site Live Science.

Ao contrário da maioria dos peixes, que nadam ondulando o corpo, o peixe-cravo é capaz de bater as barbatanas peitorais, que se assemelham a asas, para se mover. Será através deste músculo peitoral, que está isolado da água fria devido a uma camada de gordura, que ele conseguirá manter o seu corpo aquecido como os mamíferos e os pássaros.

“Os vasos sanguíneos no tecido da guelra estão preparados de forma a que os vasos que transportam o sangue frio e oxigenado das guelras para o corpo fiquem em contacto com aqueles que movem o sangue quente e desoxigenado na direcção contrária”, explica o Live Science, que teve acesso às conclusões dos cientistas. Durante este processo “o sangue que sai aquece o sangue que chega“, acrescenta a publicação.

“Nunca houve nada como isto visto nas guelras de um peixe. É uma inovação interessante destes animais que lhes dá um avanço competitivo”, sublinha Nicholas Wegner.

O peixe-cravo, que habitualmente se encontra em águas tropicais ou temperadas, consegue, nomeadamente, aumentar a temperatura do coração, o que lhe permite mergulhar a grande profundidade e ficar lá por longos períodos de tempo, ao contrário de outros peixes, que precisam de emergir para se manterem quentes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …