Investigadores descobrem molécula protetora contra a esclerose múltipla

Investigadores identificaram uma molécula cuja produção está ligada à testosterona que parece proteger contra a esclerose múltipla, um avanço que “poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia”.

Investigadores da Universidade de Northwestern, em Chicago, identificaram uma molécula ligada à testosterona, a hormona masculina, que parece proteger contra a esclerose múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória que ataca o sistema nervoso central, destruindo a mielina, que é uma substância envolvente e protetora das fibras nervosas no cérebro e na espinal medula. Esta é uma doença que afeta as mulheres três a quatro vezes mais do que os homens.

Nas experiências realizadas com ratos do sexo feminino, manipulados geneticamente, o tratamento com esta molécula levou ao desaparecimento de quaisquer sintomas de esclerose múltipla. A molécula em causa desencadeia várias reações químicas que impedem que a mielina seja atacada por outro tipo de célula.

“Este avanço poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia contra a esclerose múltipla”, explica Melissa Brown, a principal autora do trabalho e professora de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern.

A investigação permitiu entender como a testosterona fornece proteção contra a esclerose múltipla, algo que até momento os cientistas não compreendiam. A descoberta foi publicada esta quinta-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP // Lusa