Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

R.Pinhasi, M.Novak et al / PLOS One

Fosso do local de escavação, Osijek. Restos de esqueletos humanos (A); humanos e animais misturados (B).

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia.

“Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos adolescentes do período da grande migração” foi ontem publicado na revista científica PLOS One. Daniel Fernandes, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC é o primeiro autor do artigo.

As ossadas, do período das migrações bárbaras na Croácia, correspondem a três adolescentes do sexo masculino, com idades entre os 12 e os 16 anos e, estão associadas à presença de vários povos nómadas naquela zona da Europa.

O estudo permitiu identificar “diferentes tipos de deformações cranianas artificiais em dois indivíduos e diferentes afinidades genómicas, apesar das semelhanças na idade à morte, sexo, saúde e dieta dos três adolescentes”, revela Daniel Fernandes.

R.Pinhasi, M.Novak et al / PLOS One

Deformação do crânio e diversidade genética em três adolescentes do Período da Grande Migração, encontrados em Osijek, na Croácia. A imagem D mostra um achatamento no bregma

A deformação craniana artificial “é um ato intencional realizado em crianças para obter uma forma de crânio desejada”, existindo registos desta prática “em várias culturas antigas de todo o mundo para demonstrar identidade de grupo e/ou individual com o objetivo, por exemplo, de evidenciar o estatuto, nobreza ou afiliação de uma determinada classe ou grupo”, explica a Universidade de Coimbra (UC).

Os cientistas também apuraram que os adolescentes apresentavam desnutrição severa e patologias que indicam uma experiência prolongada e grave de stress.

Segundo os líderes da investigação — Ron Pinhasi, da Universidade de Viena e Mario Novak, do Instituto de Investigação Antropológica de Zagreb —, a observação “mais surpreendente é que eles tinham grandes diferenças na sua ancestralidade genética“.

“Os resultados das análises genéticas com base em dados nucleares de ADN indicam que um dos indivíduos com deformação craniana artificial apresenta maioritariamente ancestralidade do oriente asiático e, é até onde sabemos, o primeiro indivíduo do período das migrações bárbaras geneticamente asiático a ser encontrado na Europa”, explicam.

De acordo com Daniel Fernandes, os resultados do estudo sugerem a “possibilidade de que diferentes grupos interagiam em proximidade uns com os outros nesta região durante o período das grandes migrações”.

A descoberta levanta “questões que só futuros estudos com mais amostras ajudarão a compreender, por exemplo, se é possível associar um tipo de deformação a um grupo específico”, acrescenta o português.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …