Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

R.Pinhasi, M.Novak et al / PLOS One

Fosso do local de escavação, Osijek. Restos de esqueletos humanos (A); humanos e animais misturados (B).

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia.

“Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos adolescentes do período da grande migração” foi ontem publicado na revista científica PLOS One. Daniel Fernandes, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC é o primeiro autor do artigo.

As ossadas, do período das migrações bárbaras na Croácia, correspondem a três adolescentes do sexo masculino, com idades entre os 12 e os 16 anos e, estão associadas à presença de vários povos nómadas naquela zona da Europa.

O estudo permitiu identificar “diferentes tipos de deformações cranianas artificiais em dois indivíduos e diferentes afinidades genómicas, apesar das semelhanças na idade à morte, sexo, saúde e dieta dos três adolescentes”, revela Daniel Fernandes.

R.Pinhasi, M.Novak et al / PLOS One

Deformação do crânio e diversidade genética em três adolescentes do Período da Grande Migração, encontrados em Osijek, na Croácia. A imagem D mostra um achatamento no bregma

A deformação craniana artificial “é um ato intencional realizado em crianças para obter uma forma de crânio desejada”, existindo registos desta prática “em várias culturas antigas de todo o mundo para demonstrar identidade de grupo e/ou individual com o objetivo, por exemplo, de evidenciar o estatuto, nobreza ou afiliação de uma determinada classe ou grupo”, explica a Universidade de Coimbra (UC).

Os cientistas também apuraram que os adolescentes apresentavam desnutrição severa e patologias que indicam uma experiência prolongada e grave de stress.

Segundo os líderes da investigação — Ron Pinhasi, da Universidade de Viena e Mario Novak, do Instituto de Investigação Antropológica de Zagreb —, a observação “mais surpreendente é que eles tinham grandes diferenças na sua ancestralidade genética“.

“Os resultados das análises genéticas com base em dados nucleares de ADN indicam que um dos indivíduos com deformação craniana artificial apresenta maioritariamente ancestralidade do oriente asiático e, é até onde sabemos, o primeiro indivíduo do período das migrações bárbaras geneticamente asiático a ser encontrado na Europa”, explicam.

De acordo com Daniel Fernandes, os resultados do estudo sugerem a “possibilidade de que diferentes grupos interagiam em proximidade uns com os outros nesta região durante o período das grandes migrações”.

A descoberta levanta “questões que só futuros estudos com mais amostras ajudarão a compreender, por exemplo, se é possível associar um tipo de deformação a um grupo específico”, acrescenta o português.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …