Investigadores da UP criam protótipo que mede sal na comida em 3 minutos

Para combater o excesso de consumo de sal, investigadores da Universidade do Porto inventaram um aparelho que vai permitir medir o sal na comida em três minutos.

O primeiro protótipo “é um equipamento portátil” composto por um ecrã parecido com o de um telemóvel com um “elétrodo que, quando introduzido na comida, mede a quantidade de sal”.

O projeto foi desenvolvido por investigadores das faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, com o objetivo de “reduzir o teor de sal quando vai para o consumidor”.

“Os dados de consumo de sal são excessivos, tendo em conta as recomendações para o consumo que são inferiores aos cinco gramas por dia”, indica ao JPN Carla Gonçalves, especialista em Ciências do Consumo Alimentar e investigadora principal do projeto.

“A máquina está habilitada a responder às bases da alimentação portuguesa. Tem um menu no qual selecionamos o alimento que vamos analisar e esse menu está adaptado à nossa realidade nacional”, explica a investigadora.

Até agora, o processo de medição da quantidade de sal na comida “demorava alguns dias”.

(dr) FEUP

A equipa de investigadores da FCNAUP e FEUP responsável pelo dispositivo

A equipa de investigadores da FCNAUP e FEUP responsável pela criação do dispositivo

Segundo Carla Gonçalves, era necessária “a recolha de uma amostra, por parte de um laboratório”, seguindo-se uma análise.

Joaquim Mendes, engenheiro mecânico da FEUP e colaborador na criação do protótipo, afirma que o aparelho é de fácil utilização.

É uma espécie de telemóvel, tem um ecrã tátil que a pessoa pode selecionar o tipo de alimento que está em análise e mediante isso o protótipo vai explicando quais os passos para fazer a medição”, esclarece o engenheiro

No final, para facilitar a leitura, temos um semáforo nutricional que dá uma indicação ao utilizador do nível de sal que está no alimento”, acrescenta.

Numa primeira fase, a máquina vai ser testada em instituições, hospitais, lares, infantários e escolas. No futuro, os investigadores pretendem que o aparelho possa ser usado em qualquer restaurante ou habitação.

Joaquim Mendes refere que o preço do aparelho poderá rondar os mil euros, mas garante que serão avaliadas alternativas de forma a diminuir o valor final do equipamento e permitir que este seja “usado de uma forma mais global”.

JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …