/

Investigadores anunciam o primeiro aparelho que traduz a linguagem dos cães

foto: No More Woof

foto: No More Woof

Os problemas de comunicação com o seu “melhor amigo” podem ter os dias contados. Investigadores escandinavos dizem ter descoberto uma forma de conseguir traduzir os pensamentos e latidos dos cães em palavras humanas e planeiam colocar esta nova tecnologia à venda já a partir do ano que vem.

O “No More Woof“, nome do projecto, está à procura de financiamento no Indiegogo, uma plataforma crowdfunding (captação de financiamento colaborativo). O dispositivo parece um “headphoone”,  sendo encaixado na cabeça do animal. Com a ajuda de um pequeno computador e gravadores, o aparelho permite captar as ondas alfa do cérebro do cachorro, convertendo-as em linguagem conhecida pelos seres humanos.

A equipa por trás do projecto tem estado a recolher dados e identificar padrões de “pensamento” para poder construir o que será o primeiro “tradutor de pensamentos caninos”.

Com o dispositivo, o cão conseguiria “falar” quando estivesse a sentir-se cansado, com fome ou quando quisesse “expressar a sua curiosidade”. E essas são apenas algumas das opções que constam na versão mais modesta do dispositivo, que custará 50€ e, segundo a empresa, poderá estar disponível para entrega a partir de abril de 2014.

A The Nordic Society for Invention and Discovery, o laboratório por trás do “No More Woof”, afirma que o “projecto não é complicado, usa apenas tecnologias que já existem, mas numa nova área. Apesar de ter conseguido já alguns resultados, estamos muito longe da fase de produção em massa”.

Faltam menos de 58 dias para o deadline da campanha de crowdfunding e o projeto apenas conseguiu angariar 20% do valor total.

Interessado em participar no funding? Veja o vídeo abaixo, espreite o projecto aqui:
No More Woof / Indiegogo.

 

 Adriano Padilha / MA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.