Investigadora da U.Porto vence prémio internacional de jovem cientista

(dr) Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, conseguiu o primeiro prémio dos “AllTech Young Scientists Awards”, que distinguem as melhores descobertas científicas entre estudantes graduados e estudantes não graduados.

Rita Azeredo tem 26 anos. É uma jovem investigadora em doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Durante este percurso, Rita desenvolveu uma investigação específica: “A resposta inflamatória do robalo (Dicentrarchus labrax) é regulada de forma diferente pelo triptofano ou pela metionina”, que dá título ao projeto vencedor desta investigadora, submetido ao concurso da AllTech por aconselhamento do seu orientador.

A par do doutoramento, Rita Azeredo desenvolve a mesma investigação no Centro Indisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Para seu espanto, Rita acabou mesmo por vencer o concurso a que se propôs, conseguindo o primeiro lugar nos AllTech Young Scientists Awards – prémios que consagram, a nível internacional, as melhores investigações científicas nas áreas da agricultura, veterinária, nutrição animal, tecnologia de alimentação ou gestão/economia agrícola.

Os AllTech Young Scientist Awards dividem-se, numa primeira fase, por várias regiões: Europa/África/Rússia, Ásia, América do Norte e América do Sul. O concurso está segmentado por duas categorias: estudantes graduados e estudantes não graduados.

O que a fez alcançar este patamar? A biologia marinha, a sua grande paixão e o motor da sua pesquisa. Com este trabalho, Rita percebeu que é possível controlar a resposta imunitária dos peixes através daquilo que eles comem – e substituir macrobióticos por aminoácidos permite esse controlo.

O concurso da AllTech que Rita venceu distingue conquistas científicas de elevada importância.

Depois da fase regional, onde Rita conseguiu o primeiro lugar na categoria Europa/África/Rússia, segue-se a fase global. A investigadora faz parte dos oito candidatos selecionados para esta etapa final, num total de 8800.

Para isso, a investigadora terá que se deslocar a Lexington, no Kentucky (EUA), para defender a sua tese e habilitar-se, assim, ao uma bolsa de 10 mil dólares.

JPN

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0
PARTILHAR

RESPONDER

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …