Investigadora da U.Porto vence prémio internacional de jovem cientista

(dr) Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, conseguiu o primeiro prémio dos “AllTech Young Scientists Awards”, que distinguem as melhores descobertas científicas entre estudantes graduados e estudantes não graduados.

Rita Azeredo tem 26 anos. É uma jovem investigadora em doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Durante este percurso, Rita desenvolveu uma investigação específica: “A resposta inflamatória do robalo (Dicentrarchus labrax) é regulada de forma diferente pelo triptofano ou pela metionina”, que dá título ao projeto vencedor desta investigadora, submetido ao concurso da AllTech por aconselhamento do seu orientador.

A par do doutoramento, Rita Azeredo desenvolve a mesma investigação no Centro Indisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Para seu espanto, Rita acabou mesmo por vencer o concurso a que se propôs, conseguindo o primeiro lugar nos AllTech Young Scientists Awards – prémios que consagram, a nível internacional, as melhores investigações científicas nas áreas da agricultura, veterinária, nutrição animal, tecnologia de alimentação ou gestão/economia agrícola.

Os AllTech Young Scientist Awards dividem-se, numa primeira fase, por várias regiões: Europa/África/Rússia, Ásia, América do Norte e América do Sul. O concurso está segmentado por duas categorias: estudantes graduados e estudantes não graduados.

O que a fez alcançar este patamar? A biologia marinha, a sua grande paixão e o motor da sua pesquisa. Com este trabalho, Rita percebeu que é possível controlar a resposta imunitária dos peixes através daquilo que eles comem – e substituir macrobióticos por aminoácidos permite esse controlo.

O concurso da AllTech que Rita venceu distingue conquistas científicas de elevada importância.

Depois da fase regional, onde Rita conseguiu o primeiro lugar na categoria Europa/África/Rússia, segue-se a fase global. A investigadora faz parte dos oito candidatos selecionados para esta etapa final, num total de 8800.

Para isso, a investigadora terá que se deslocar a Lexington, no Kentucky (EUA), para defender a sua tese e habilitar-se, assim, ao uma bolsa de 10 mil dólares.

JPN

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0
PARTILHAR

RESPONDER

Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos. Na prisão desde 18 …

"A Constituição não é uma vaca sagrada". Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país. "A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da …

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …