Investigador português premiado no Reino Unido com 390 mil euros

Mete Atature

O professor e investigador Mário Silveirinha, do Instituto Superior Técnico (IST), foi premiado com 390 mil euros pelo Instituto de Engenharia e Tecnologia do Reino Unido, anunciou esta sexta-feira a instituição portuguesa.

Mário Silveirinha foi distinguido com o Prémio Internacional Harvey para Investigação em Engenharia, atribuído pelo instituto britânico, pelo trabalho pioneiro sobre a quebra de simetria temporal em sistemas fotónicos, informou o IST em comunicado.

De acordo com o Instituo Superior Técnico, o investigador “mostrou que, em sistemas fotónicos, materiais que manipulam e controlam a luz, é possível quebrar a simetria [temporal] entre passado e futuro“.

Na nota, o IST explica que “esta quebra de simetria modifica as propriedades destes materiais, tornando-as únicas, permitindo conceber novas fontes de luz, fibras óticas e guias de onda mais eficientes, ou materiais para captura de energia mais eficientes”.

O dinheiro do prémio vai permitir apoiar mais cinco anos de investigação sobre como “novas abordagens resultantes da quebra da simetria temporal podem, por exemplo, possibilitar a propagação unidirecional de micro-ondas e de ondas em frequências de ‘terahertz’ em longas distâncias”.

O trabalho levado a cabo por Mário G. Silveirinha vai ser apresentado durante uma palestra agendada para 18 de março em Londres, nota ainda a Exame Informática.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …