Investigador descobriu um retrato escondido atrás da Mona Lisa

Um cientista francês alega ter encontrado um retrato escondido atrás da famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

O cientista Pascal Cotte estudou a pintura mais famosa do Mundo durante mais de 10 anos, recorrendo a uma tecnologia de luz reflectora, e acredita ter encontrado por trás do retrato a verdadeira Mona Lisa — ou melhor, a mulher que inspirou o quadro.

O investigador francês, considerado um especialista e pioneiro no uso da técnica conhecida como Método de Amplificação de Camadas, MAC, estuda a pintura desde 2004 no Museu do Louvre.

Recorrendo à MAC, Pascal Cotte projectou uma série de luzes intensas sobre o quadro, enquanto uma câmara tomava nota das medidas dos reflexos obtidos. A partir dessas medidas, Cotte alega que conseguiu reconstruir as diversas camadas do quadro.

“Agora podemos examinar exactamente o que está a acontecer dentro das camadas da pintura e podemos descascá-las todas como se fosse uma cebola. Podemos reconstruir toda a cronologia de criação da pintura”, conta o especialista à BBC.

A identidade da mulher que inspirou a Mona Lisa foi alvo de uma investigação recente, que concluiu que se trata de Lisa Gherardini, a mulher de um comerciante de Florença.

Mas Pascal Cotte diz que esta “é totalmente diferente da Mona Lisa de hoje” e que o seu retrato está, na verdade, escondido atrás da mulher do sorriso enigmático que tanta gente aprecia no Louvre. Esta teoria está, contudo, a levantar muita controvérsia e algumas dúvidas.

Contactado pela BBC, Martin Kemp, professor de História da Arte da Universidade de Oxford, em Inglaterra, considera a “ideia insustentável” e conclui que mais do que retratos diferentes, provavelmente está em causa “um processo contínuo de evolução” da pintura.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se renegasse agora a amizade era um sacana. Não renega ,é um oportunista. Vai ver como as coisas correm e não deixa que os devere de PR sejam afectados por amizades, é pura fanfarronice de proipaganda eleitoral.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …