Investigador descobriu um retrato escondido atrás da Mona Lisa

Um cientista francês alega ter encontrado um retrato escondido atrás da famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

O cientista Pascal Cotte estudou a pintura mais famosa do Mundo durante mais de 10 anos, recorrendo a uma tecnologia de luz reflectora, e acredita ter encontrado por trás do retrato a verdadeira Mona Lisa — ou melhor, a mulher que inspirou o quadro.

O investigador francês, considerado um especialista e pioneiro no uso da técnica conhecida como Método de Amplificação de Camadas, MAC, estuda a pintura desde 2004 no Museu do Louvre.

Recorrendo à MAC, Pascal Cotte projectou uma série de luzes intensas sobre o quadro, enquanto uma câmara tomava nota das medidas dos reflexos obtidos. A partir dessas medidas, Cotte alega que conseguiu reconstruir as diversas camadas do quadro.

“Agora podemos examinar exactamente o que está a acontecer dentro das camadas da pintura e podemos descascá-las todas como se fosse uma cebola. Podemos reconstruir toda a cronologia de criação da pintura”, conta o especialista à BBC.

A identidade da mulher que inspirou a Mona Lisa foi alvo de uma investigação recente, que concluiu que se trata de Lisa Gherardini, a mulher de um comerciante de Florença.

Mas Pascal Cotte diz que esta “é totalmente diferente da Mona Lisa de hoje” e que o seu retrato está, na verdade, escondido atrás da mulher do sorriso enigmático que tanta gente aprecia no Louvre. Esta teoria está, contudo, a levantar muita controvérsia e algumas dúvidas.

Contactado pela BBC, Martin Kemp, professor de História da Arte da Universidade de Oxford, em Inglaterra, considera a “ideia insustentável” e conclui que mais do que retratos diferentes, provavelmente está em causa “um processo contínuo de evolução” da pintura.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se renegasse agora a amizade era um sacana. Não renega ,é um oportunista. Vai ver como as coisas correm e não deixa que os devere de PR sejam afectados por amizades, é pura fanfarronice de proipaganda eleitoral.

RESPONDER

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …

Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à …