Investigação revela que políticos brasileiros tiveram prioridade nos testes

Ennio Leanza / EPA

Uma investigação a alegadas irregularidades na compra de testes de diagnóstico de covid-19 no Brasil apontou que determinadas pessoas, incluindo políticos, tiveram prioridade na realiazação desses exames no Distrito Federal, que inclui a capital, Brasília.

De acordo com o portal de notícias brasileiro G1, citado pelo Diário da Madeira, em causa está uma alegada “lista VIP”, em que mais de 170 pessoas terão sido beneficiadas.

O secretário do Distrito Federal foi detido esta terça-feira no âmbito desta investigação, denominada Operação Falso Negativo. De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Francisco Araújo, que se encontra detido preventivamente, é suspeito de participar num esquema de alegado desvio de 30 milhões de reais em contratos para aquisição de testes clínicos de diagnóstico de covid-19.

Conversas obtidas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios mostram que Araújo exigiu agilidade ao diretor do Laboratório Central do Distrito Federal, Jorge Chamon Júnior, nos resultados dos exames do ex-senador Luiz Estevão e do ex-governador José Roberto Arruda.

O diretor do Laboratório Central do Distrito Federal, Jorge Chamon Júnior, também foi detido no âmbito desta operação.

Os diálogos que comprovam as alegadas ilegalidades foram obtidos após a apreensão dos telemóveis dos investigados na primeira fase da operação em 2 de julho.

O procesos decorre em segreod de justiça, mas os media destacam que, além da alegada sobrevalorização dos contratos, as autoridades também investigam a baixa qualidade dos testes adquiridos, que podem dar falsos negativos.

Os investigados são suspeitos de cometerem crimes como fraude em licitação, organização criminosa, corrupção, branqueamento de capitais e cartel.

O Brasil registou desde o início da pandemia 116.580 óbitos e 3.669.995 casos confirmados de covid-19. É o segundo país mais atingido pela doença, estando apenas atrás dos Estados Unidos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Peritos revelam critérios do desconfinamento. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da Repúblicas e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …

Rúben Amorim arrisca suspensão de 1 a 6 anos após acusação de fraude

O Sporting está a ser acusado de fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador. Um caso que resulta de participação feita pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e que pode valer ao …

MAI impõe mínimo de mulheres no recrutamento para a GNR e PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai incluir nas regras de recrutamento em 2021 indicadores mínimos de 15% de mulheres na incorporação para guardas da GNR e de 20% para agentes da PSP. No âmbito da …

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …