Investigação revela que políticos brasileiros tiveram prioridade nos testes

Ennio Leanza / EPA

Uma investigação a alegadas irregularidades na compra de testes de diagnóstico de covid-19 no Brasil apontou que determinadas pessoas, incluindo políticos, tiveram prioridade na realiazação desses exames no Distrito Federal, que inclui a capital, Brasília.

De acordo com o portal de notícias brasileiro G1, citado pelo Diário da Madeira, em causa está uma alegada “lista VIP”, em que mais de 170 pessoas terão sido beneficiadas.

O secretário do Distrito Federal foi detido esta terça-feira no âmbito desta investigação, denominada Operação Falso Negativo. De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Francisco Araújo, que se encontra detido preventivamente, é suspeito de participar num esquema de alegado desvio de 30 milhões de reais em contratos para aquisição de testes clínicos de diagnóstico de covid-19.

Conversas obtidas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios mostram que Araújo exigiu agilidade ao diretor do Laboratório Central do Distrito Federal, Jorge Chamon Júnior, nos resultados dos exames do ex-senador Luiz Estevão e do ex-governador José Roberto Arruda.

O diretor do Laboratório Central do Distrito Federal, Jorge Chamon Júnior, também foi detido no âmbito desta operação.

Os diálogos que comprovam as alegadas ilegalidades foram obtidos após a apreensão dos telemóveis dos investigados na primeira fase da operação em 2 de julho.

O procesos decorre em segreod de justiça, mas os media destacam que, além da alegada sobrevalorização dos contratos, as autoridades também investigam a baixa qualidade dos testes adquiridos, que podem dar falsos negativos.

Os investigados são suspeitos de cometerem crimes como fraude em licitação, organização criminosa, corrupção, branqueamento de capitais e cartel.

O Brasil registou desde o início da pandemia 116.580 óbitos e 3.669.995 casos confirmados de covid-19. É o segundo país mais atingido pela doença, estando apenas atrás dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.