Investigação confirma que crânio de Shakespeare foi roubado por ladrões de sepulturas

David Jones / Wikimedia

Sepultura de William Shakespeare na Catedral da Santíssima Trindade em Stratford-on-Avon, em Inglaterra.

Um grupo de antropólogos da Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, analisou a sepultura de William Shakespeare e concluiu que o seu crânio pode mesmo ter sido roubado por ladrões de sepulturas.

As conclusões desta investigação foram reveladas num documentário no canal inglês Channel 4 e vêm ao encontro da velha história que se contava de que a cabeça do escritor teria sido roubada da sepultura. Este estudo arqueológico dá forma científica a essa lenda.

O túmulo de Shakespeare encontra-se na Catedral da Santíssima Trindade, em Stratford-on-Avon, localidade onde terá nascido e onde terá sido enterrado a 16 de Abril de 1616.

Os antropólogos da Universidade de Staffordshire analisaram o túmulo recorrendo a um radar não invasivo, com poder de penetração no solo, e detectaram “uma estrutura de tijolo muito estranha” que atravessa a extremidade da cabeça da sepultura, conforme refere o líder da investigação, Kevin Colls, em declarações ao jornal The Guardian.

“Deparámo-nos com esta coisa estranha e inesperada na extremidade da cabeça. Era muito óbvio, com toda a informação que estávamos a receber, que havia algo de diferente naquele local particular. Concluímos que são sinais de perturbação, de material a ser desenterrado e posto no lugar de novo“, explica o antropólogo britânico.

“O roubo de sepulturas era uma coisa em grande nos séculos XVII e XVIII. As pessoas queriam os crânios de pessoas famosas para potencialmente os poderem analisar e perceber o que fazia deles génios. Não é surpresa que os restos de Shakespeare fossem um alvo”, diz ainda Kevin Colls.

Esta ideia de que a sepultura do famoso dramaturgo pode não conter a sua cabeça genial não deverá reduzir o número de visitas turísticas ao local. Pelo contrário, no ano em que se assinala o 400º aniversário da morte de Shakespeare, as autoridades esperam que haja ainda mais turistas a irem ao local.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …