Investidor chinês foi indicado ao Montepio pelo Governo

Mário Cruz / Lusa

Tomás Correia afirma que foi o Governo que encaminhou para o Montepio a proposta do investidor chinês que compraria, no ano passado, 60% da Montepio Seguros.

A negociação com a CEFC – China Energy Company Limited para investir no Montepio Seguros foi apresentada à Associação Mutualista Montepio Geral pelo gabinete do primeiro-ministro António Costa.

Segundo o Público, que avança informação que ficou registada em ata da Associação Mutualista Montepio Geral, a proposta chinesa foi encaminhada pelo Governo com o objetivo de “encetar conversações” com vista “a desenvolver parcerias nas áreas dos seguros e da banca”.

Essa intenção acabou mesmo por se concretizar, depois de um reunião da associação mutualista em setembro, com o acordo de venda de 60% da Montepio Seguros ao grupo chinês, e consta da ata 187 da reunião do Conselho Geral do Montepio – Associação Mutualista.

Nessa mesma ata, ficou registado o pedido de intervenção de Tomás Correia para informar a maioria dos conselheiros da existência de um grupo chinês interessado em desenvolver em Portugal uma parceria na área dos seguros e da banca, nomeadamente “com a alienação do Montepio Investimento e de parte do capital do Finibanco Angola”.

O jornal refere ainda que foi o próprio presidente da associação que confirmaria a origem dessa proposta, afirmando que tomara conhecimento desse facto “mediante proposta, encaminhada via Gabinete do senhor Primeiro-Ministro“.

Além disso, Tomás Correia afirmou que a seguradora Lusitânia ia continuar a funcionar como habitualmente “sem qualquer acordo de cooperação que visasse a utilização de um canal bancário”, aconselhando que se considere a hipótese de negócio com os chineses.

O Público adianta ainda que a CEFC pretendia “instalar um centro financeiro na Europa, sediado em Portugal, entrando a CEFC com capital na Lusitânia”. Uma aliança que, a seu ver, era “necessária para ganhar dimensão”, dadas as dificuldades existentes no mercado português.

Por sua vez, fonte oficial do gabinete de António Costa esclareceu que “o senhor primeiro-ministro recebeu no ano passado uma delegação do grupo CEFC que transmitiu o interesse empresarial de investir em Portugal”. No entanto, ao contrário do que está registado na ata, o responsável garante que “não foi abordado o tema Montepio Geral“.

Segundo o Jornal de Negócios, numa nota enviada esta sexta-feira pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, o Governo demente que tenha sido a ponte de ligação entre o investidor chies e o Montepio.

Desmente-se formal e cabalmente a manchete de hoje do diário Público, conforme esclarecimento já ontem prestado ao respetivo jornal”, pode ler-se na nota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …