Inventor criou uma válvula contracetiva que se liga e desliga sempre que um homem quiser

O inventor alemão criou uma válvula que consegue controlar os canais que levam o esperma dos testículos para fora do corpo de um homem.

Clemens Bimek é o inventor responsável por este dispositivo revolucionário que impede que o esperma de um homem seja libertado quando este assim o decidir.

Denominada “Bimek SLV”, este aparelho funciona, no fundo, como se fosse uma vasectomia portátil com dois botões: ligar e desligar.

A válvula é colocada em cada canal de esperma. Quando o interruptor está fechado, interrompe o fluxo de células de esperma e permite que o mesmo possa ser absorvido pelo organismo.

Por outro lado, quando está aberta permite a passagem do esperma pelos canais. O interruptor pode ser alterado a partir da pele do escroto e tem também um instrumento que previne que o aparelho não se ligue de forma acidental.

O dispositivo é feito, sobretudo, à base de PEEK Optima, um biomaterial utilizado nos implantes médicos. Os outros elementos, tal como parafusos e molas, são feitos com uma liga de metal não magnético.

Para já, o inventor alemão é a única pessoa na qual foi introduzido este aparelho, estando atualmente à procura da aprovação médica e de investimento que o permita começar a comercializá-lo.

Os primeiros testes do SLV vão acontecer já este ano com 25 voluntários mas há ainda um longo caminho pela frente, uma vez que precisa de ser aprovado pelas entidades responsáveis de cada país antes de entrar no mercado.

Tal como muitas invenções médicas, nem todos os especialistas acreditam que esta ideia vá funcionar. Segundo o Daily Mail, Wolfgang Buhmann, um porta-voz da Sociedade Alemã de Urologistas, afirma que a válvula pode ter efeitos secundários negativos.

Por exemplo, a válvula poderá levar à formação de cicatrizes nos respetivos canais, uma situação que pode impedir a passagem do esperma e causar até problemas de infertilidade a longo prazo. Outra preocupação é que o esperma pode ficar preso na válvula e entupir o canal ao longo do tempo.

Se os ensaios e certificações federais forem aprovados, a empresa espera ver o produto disponível no mercado a partir de 2018. Estima-se que a cirurgia para implantar o SLV custe cerca de cinco mil euros.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …