Inventor criou uma válvula contracetiva que se liga e desliga sempre que um homem quiser

O inventor alemão criou uma válvula que consegue controlar os canais que levam o esperma dos testículos para fora do corpo de um homem.

Clemens Bimek é o inventor responsável por este dispositivo revolucionário que impede que o esperma de um homem seja libertado quando este assim o decidir.

Denominada “Bimek SLV”, este aparelho funciona, no fundo, como se fosse uma vasectomia portátil com dois botões: ligar e desligar.

A válvula é colocada em cada canal de esperma. Quando o interruptor está fechado, interrompe o fluxo de células de esperma e permite que o mesmo possa ser absorvido pelo organismo.

Por outro lado, quando está aberta permite a passagem do esperma pelos canais. O interruptor pode ser alterado a partir da pele do escroto e tem também um instrumento que previne que o aparelho não se ligue de forma acidental.

O dispositivo é feito, sobretudo, à base de PEEK Optima, um biomaterial utilizado nos implantes médicos. Os outros elementos, tal como parafusos e molas, são feitos com uma liga de metal não magnético.

Para já, o inventor alemão é a única pessoa na qual foi introduzido este aparelho, estando atualmente à procura da aprovação médica e de investimento que o permita começar a comercializá-lo.

Os primeiros testes do SLV vão acontecer já este ano com 25 voluntários mas há ainda um longo caminho pela frente, uma vez que precisa de ser aprovado pelas entidades responsáveis de cada país antes de entrar no mercado.

Tal como muitas invenções médicas, nem todos os especialistas acreditam que esta ideia vá funcionar. Segundo o Daily Mail, Wolfgang Buhmann, um porta-voz da Sociedade Alemã de Urologistas, afirma que a válvula pode ter efeitos secundários negativos.

Por exemplo, a válvula poderá levar à formação de cicatrizes nos respetivos canais, uma situação que pode impedir a passagem do esperma e causar até problemas de infertilidade a longo prazo. Outra preocupação é que o esperma pode ficar preso na válvula e entupir o canal ao longo do tempo.

Se os ensaios e certificações federais forem aprovados, a empresa espera ver o produto disponível no mercado a partir de 2018. Estima-se que a cirurgia para implantar o SLV custe cerca de cinco mil euros.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …