Invenção norueguesa transforma areia do deserto em terra fértil

(dr) TU

Transformar areia do deserto em terra fértil é com Kristian Morten Olesen. O cientista norueguês patenteou o processo para mistura de nanopartículas de argila com água para modificar o solo desértico em terrenos agrícolas.

O norueguês Kristian Morten Olesen trabalha numa invenção chamada de nanoargila líquida desde 2005. “Este processo não envolve o uso de qualquer agente químico, podemos mudar os solos arenosos de baixa qualidade para terras agrícolas de alto rendimento em apenas sete horas”, explica.

A descoberta pode ajudar a conter o aumento das secas e a desflorestação. A nanoargila representa atualmente uma esperança que pode reconfigurar o planeta.

Morten Olesen conta que teve a ideia quando viajou para o Egipto. “Em 2010, viajámos até ao Egipto para testar uma solução para um cliente no Centro de Pesquisa do Deserto e no Centro de Pesquisa Agrícola. Lá aprendemos sobre as boas propriedades de Leura para a agricultura em solo desértico”.

Vários investigadores egípcios pesquisaram e tentaram implementar a argila na agricultura. Mas foi difícil obter argila na areia com pás e escavadeiras.

Mais tarde, o projeto foi suspenso porque a equipa achava que se tornaria muito caro. O custo do método ainda é muito alto, já que o preço por hectare varia de 1.800 a 9.500 dólares – dependendo do tamanho do projeto.

Além disso, a terra exige uma revocação do tratamento em 15-20% depois de quatro ou cinco anos. O objetivo a longo prazo é tornar esta inovação acessível a todos os produtores.

Enquanto isso não acontece, a nova tecnologia tem sido comprovada no campo, no oásis de Al Ain, no deserto dos Emirados Árabes Unidos, perto das fazendas Faisal Mohammed Al Shimmari, onde as temperaturas podem chegar aos 50 graus.

A área tratada com o processo de nanoargila líquida economiza 50% da água para irrigar. Por isso, em condições ambientais extremas, esta inovação permite dobrar a superfície cultivada, utilizando a mesma quantidade de água.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …