Invenção norueguesa transforma areia do deserto em terra fértil

(dr) TU

Transformar areia do deserto em terra fértil é com Kristian Morten Olesen. O cientista norueguês patenteou o processo para mistura de nanopartículas de argila com água para modificar o solo desértico em terrenos agrícolas.

O norueguês Kristian Morten Olesen trabalha numa invenção chamada de nanoargila líquida desde 2005. “Este processo não envolve o uso de qualquer agente químico, podemos mudar os solos arenosos de baixa qualidade para terras agrícolas de alto rendimento em apenas sete horas”, explica.

A descoberta pode ajudar a conter o aumento das secas e a desflorestação. A nanoargila representa atualmente uma esperança que pode reconfigurar o planeta.

Morten Olesen conta que teve a ideia quando viajou para o Egipto. “Em 2010, viajámos até ao Egipto para testar uma solução para um cliente no Centro de Pesquisa do Deserto e no Centro de Pesquisa Agrícola. Lá aprendemos sobre as boas propriedades de Leura para a agricultura em solo desértico”.

Vários investigadores egípcios pesquisaram e tentaram implementar a argila na agricultura. Mas foi difícil obter argila na areia com pás e escavadeiras.

Mais tarde, o projeto foi suspenso porque a equipa achava que se tornaria muito caro. O custo do método ainda é muito alto, já que o preço por hectare varia de 1.800 a 9.500 dólares – dependendo do tamanho do projeto.

Além disso, a terra exige uma revocação do tratamento em 15-20% depois de quatro ou cinco anos. O objetivo a longo prazo é tornar esta inovação acessível a todos os produtores.

Enquanto isso não acontece, a nova tecnologia tem sido comprovada no campo, no oásis de Al Ain, no deserto dos Emirados Árabes Unidos, perto das fazendas Faisal Mohammed Al Shimmari, onde as temperaturas podem chegar aos 50 graus.

A área tratada com o processo de nanoargila líquida economiza 50% da água para irrigar. Por isso, em condições ambientais extremas, esta inovação permite dobrar a superfície cultivada, utilizando a mesma quantidade de água.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …