Invenção norueguesa transforma areia do deserto em terra fértil

(dr) TU

Transformar areia do deserto em terra fértil é com Kristian Morten Olesen. O cientista norueguês patenteou o processo para mistura de nanopartículas de argila com água para modificar o solo desértico em terrenos agrícolas.

O norueguês Kristian Morten Olesen trabalha numa invenção chamada de nanoargila líquida desde 2005. “Este processo não envolve o uso de qualquer agente químico, podemos mudar os solos arenosos de baixa qualidade para terras agrícolas de alto rendimento em apenas sete horas”, explica.

A descoberta pode ajudar a conter o aumento das secas e a desflorestação. A nanoargila representa atualmente uma esperança que pode reconfigurar o planeta.

Morten Olesen conta que teve a ideia quando viajou para o Egipto. “Em 2010, viajámos até ao Egipto para testar uma solução para um cliente no Centro de Pesquisa do Deserto e no Centro de Pesquisa Agrícola. Lá aprendemos sobre as boas propriedades de Leura para a agricultura em solo desértico”.

Vários investigadores egípcios pesquisaram e tentaram implementar a argila na agricultura. Mas foi difícil obter argila na areia com pás e escavadeiras.

Mais tarde, o projeto foi suspenso porque a equipa achava que se tornaria muito caro. O custo do método ainda é muito alto, já que o preço por hectare varia de 1.800 a 9.500 dólares – dependendo do tamanho do projeto.

Além disso, a terra exige uma revocação do tratamento em 15-20% depois de quatro ou cinco anos. O objetivo a longo prazo é tornar esta inovação acessível a todos os produtores.

Enquanto isso não acontece, a nova tecnologia tem sido comprovada no campo, no oásis de Al Ain, no deserto dos Emirados Árabes Unidos, perto das fazendas Faisal Mohammed Al Shimmari, onde as temperaturas podem chegar aos 50 graus.

A área tratada com o processo de nanoargila líquida economiza 50% da água para irrigar. Por isso, em condições ambientais extremas, esta inovação permite dobrar a superfície cultivada, utilizando a mesma quantidade de água.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …