/

Inveja no Facebook pode causar depressão

Um estudo feito na Universidade do Missouri afirma que a forma como os utilizadores do Facebook usam a rede social pode afetar negativamente a sua felicidade.

Margeret Duffy, uma das investigadoras responsáveis pelo estudo, afirma que “o uso do Facebook pode ser uma atividade divertida e saudável se os seus utilizadores tirarem proveito das suas vantagens de forma correta, como falar com amigos de longa data e família, partilhando momentos interessantes e importantes das suas vidas”.

Contudo, acrescenta, “se o Facebook for usado para verificar como um conhecido ou amigo se encontra financeiramente ou o quão feliz está numa nova relação – factos que podem causar inveja -, a utilização da rede social pode causar sintomas depressivos”.

De forma a conduzir a investigação, Margeret Duffy e Edson Tandoc – atual professor na Universidade de Tecnologias de Nanyang – distribuíram um inquérito por vários utilizadores do Facebook, tendo descoberto que quem utiliza a rede social sob uma perspetiva de vigilância também experiencia sintomas associados à depressão, ao passo que utilizadores que façam uso do Facebook para se manterem em contacto com os amigos ou familiares, não sofrem esse tipo de efeitos.

“O Facebook pode ser um recurso bastante positivo para muitas pessoas, mas se for usado para efeitos de comparação entre os sucessos e metas do utilizador e dos outros, pode ter efeitos negativos. É importante que os utilizadores do Facebook tenham isto em conta, de modo a poderem evitar este tipo de utilização”.

Por alguma razão se costuma dizer que “a inveja é uma coisa muito feia”… pela sua saúde!

João Fonseca, Telemóveis.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.