Comunista António Filipe compara invasão à Ucrânia com anexação de Goa, Damão e Diu

15

Miguel A. Lopes / Lusa

O deputado do PCP, António Filipe

O histórico militante do PCP António Filipe comparou a invasão da Rússia à Ucrânia com a anexação de Goa, Damão e Diu por parte da Índia.

O ex-deputado comunista já tinha gerado polémica recentemente quando comparou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, ao neo-nazi português Mário Machado, insinuando que o Parlamento também pode convidar o ex-líder do movimento nacionalista Nova Ordem Social para discursar.

O PCP classificou Zelenskyy como a personificação de “um poder xenófobo e belicista rodeado e sustentado de forças de cariz fascista e neonazi, incluindo de carácter paramilitar”, numa referência ao Batalhão Azov.

Desta vez, António Filipe criticou a decisão de Emmanuel Macron enviar armas e mísseis antitanque para as forças ucranianas.

“Esta atitude faz quase lembrar a atitude de Salazar em relação à Índia, em que a Índia também era agressora e ele dizia que só há soldados portugueses, perante uma desproporção de forças manifestas, ou mortos ou gloriosos”, disse o político no programa Expresso da Meia-Noite, na SIC Notícias.

O antigo deputado comparou, desta forma, a invasão à Ucrânia com a anexação dos territórios ultramarinos portugueses por parte da Índia, em 1961.

Por outro lado, António Filipe elogiou a atitude de António Guterres, que “ao contrário da União Europeia”, vai falar com as duas partes do conflito, procurando um acordo de paz.

O secretário-geral das Nações Unidas vai visitar a Ucrânia na próxima semana, após reunir-se em Moscovo com o Presidente russo Vladimir Putin, informou o porta-voz do líder da ONU.

“O secretário-geral irá visitar a Ucrânia na próxima semana. Terá uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e será recebido pelo Presidente, Volodymyr Zelenskyy, a 28 de abril”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Quanto à questão de a Rússia se recusar a usar a palavra “invasão”, o comunista diz que isso é um mero fait divers.

“Quer que eu diga que houve uma invasão? Houve”, atirou António Filipe, que admitiu ainda condenar a guerra. “O PCP sempre condenou e sempre achou que isto não devia ter acontecido”, acrescentou, citado pelo Observador.

“O que dizemos que outros não dizem é que guerra começou em 2014 e que houve uma clara violação por parte da Ucrânia dos acordos de Minsk, que previam um estatuto de autonomia nas autoproclamadas republicas de Donbass nunca foi levado à prática”, disse ainda o ex-deputado.

ZAP //

15 Comments

  1. Usando as mesmas palavras do PCP em relação ao partido dos verdadeiros trabalhadores: Ilegalizem o PCP.
    Está visto que essa gente apenas defendendo comunismo da Rússia e facilmente vendem Portugal ao filho da Putin

      • Idiotas ignorantes são todos os militares de esse partido caduco, que é o PCP.

        Felizmente dentro de anos já nem expressão política terá.

  2. Que me desculpe o autor do texto mas está a distorcer os factos, o que o deputado do PCP comparou foi a atitude de Salazar com aquele(s) que defende(m) que os soldados ucranianos devem sair do complexo industrial de Mariopol “ou mortos ou gloriosos”. Foi exactamente isso que Salazar exigiu aos sitiados em Goa Damão e Diu. É muito fácil estar sentado numa poltrona e exigir que outros morram em seu nome depois de terem dado tudo e já não haver solução por ali estarem encurralados.

  3. No meio de tanto disparate, logo a começar pelo autor do texto, bem haja o comentário do Adalberto.
    Já não há pachorra para a tentativa de impor o “pensamento único”!
    Ai de quem não endeuse os senhores da Ucrânia!
    No mínimo, é apelidado de “putinista”…mesmo que não o seja!
    Não há dúvidas que a “outra senhora” deixou a sua marca bem profunda: quem não é por mim, quem não pensa como eu, é comunista! Prenda-se! Chame-se a PVDE, a PIDE, a DGS!!!!

  4. No dia que a Rússia anexar também Portugal, o PCP estará de braços abertos para os receber. Os “coitados” dos russófonos que estão a ser descriminados nas chamadas republicas separatistas que partam para a Rússia e deixem de tentar anexar regiões de outros países. Qualquer dia uma comunidade emigrante em Portugal entende que está a ser descriminada e abre guerra para criar uma republica separatista. Acho que a chamada descriminação está a servir para valer tudo, o mundo está maluco….

  5. Estes pc’s são todos boa gente. Pelo menos o Kosta e os seus carreiristas, acham.
    Estamos bem entregues a uma das dívidas mais altas do mundo!!!
    De vitória em vitória até à derrota final.

  6. António Filipe
    Devia haver alguém que lhe invadi-se a sua casa e pô-lo na Rua ao Relento, que poderia ser que lhe limpa-se o cérebro e começa-se a pensar com lucidez.
    e estão estas pessoas a ser pagas pelo povo, para ainda poderem ofender a humanidade

    Nota
    Para serem políticos só depois de passarem por um exame psicotécnico.

    • Meu caro,
      Com utilização de supostas formas verbais como “invadi-se”, “limpa-se” e “começa-se”, como quer que o levem a sério?

      • Que engraçado!!!
        Se só esses pormenores ou pormaiores é que lhe chamaram a atenção estamos esclarecidos.
        A minha empregada doméstica dá mais erros que as palavras que escreve, no entanto, é uma grande mulher.
        Oiça alguns dos nossos políticos bem colocados e aprecie os pontapés na gramática que eles dão…e até são licenciados.

  7. Faz-me confusão como num país que se quer afirmar como democrático, aceita com aplausos, colaboração no governo e cobertura dos média, um partido declaradamente comunista e defensor da ditadura, dita por eles do proletariado! Alguém nos tenta passar a todos por tolos certamente!

  8. Este “Comodista” que nada tem de “Comunista”, com a Idade que tem deveria estar sentado na poltrona nas suas pantufas a ler un livro qualquer !….e parar de tomar o Povo Português por atrasados e iletrados !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.