Inundações em França e Itália já fizeram um morto e vários desaparecidos

Guillaume Horcajuelo / Lusa

Fortes chuvas seguidas de inundações repentinas no sudeste de França e no noroeste de Itália causaram, este sábado, a morte a um bombeiro italiano, tendo as autoridades dos dois países dado conta de pelo menos 25 desaparecidos.

Os estragos são graves nos dois lados da fronteira, com várias aldeias isoladas, devastadas pela água e pelo desmoronamento de terra, com estradas e pontes danificadas ou destruídas, tendo sido mobilizados centenas de bombeiros, especialmente em Col de Tende que liga os Alpes da Ligúria, no norte de Itália, ao departamento francês dos Alpes Marítimos.

Em Itália, um bombeiro voluntário, de 53 anos, morreu durante uma intervenção no Vale de Aosta e pelo menos 17 pessoas estão dadas como desaparecidas na região do Piemonte.

16 pessoas estão desaparecidas em Cuneo, no Piemonte, e um homem que está desaparecido depois de o seu veículo ter caído no rio Sesia, segundo um comunicado à imprensa.

A situação é dramática. 150 bombeiros trabalham desde sexta-feira à noite na encosta do Tende, que estamos a tentar alcançar de comboio, porque a estrada está fechada”, disse o comandante dos bombeiros de Cuneo, Vincenzo Bennardo, citado pela agência noticiosa italiana Ansa.

Segundo o bombeiro, procuram um grupo de italianos de quatro a seis pessoas, desaparecido no vale de Roya, próximo ao desfiladeiro de Tende.

Em França, nos Alpes Marítimos, os serviços de emergência anunciaram que há 10 desaparecidos, incluindo dois bombeiros. “São pessoas que não vimos serem levadas (pelas correntes de águas), mas não temos notícias suas“, segundo os bombeiros franceses, citados pela AFP.

Um polícia foi levado pelas águas na sexta-feira, mas já foi encontrado são e salvo.

O vale de Roya, entre a França e a Itália, está isolado.

Neste departamento, no sul de França, encontram-se os municípios mais afetados, designadamente Nice e nos vales de Vésubie e Tinée, na zona montanhosa dos Alpes.

“Muitas estradas foram cortadas, secções de estradas desabaram. De repente, aldeias como Saint-Martin-Vésubie ou Roquebillière ficaram isoladas. Também vemos algumas casas danificadas pois as águas dos rios ultrapassaram as margens”, disse um porta-voz dos bombeiros franceses.

Em Roquebillière, a 52 quilómetros a norte de Nice, “o rio Vésubie transbordou o leito (…) Tudo foi levado pela água, parte da velha ponte de ferro também foi levada pelas águas e o parque de campismo”, disse à AFP Serge Franco, de 60 anos. “Estamos todos surpreendidos”, rematou.

Dois idosos foram levados pela água quando a sua casa, em Roquebillière, desabou. “Os bombeiros não tinham cordas suficientemente compridas. A casa foi envolvida de repente pelas águas”, disse Patrick Theus, que testemunhou o acidente.

A rede telefónica está muito fraca e as comunicações difíceis, noticiou a AFP. Em França, 12 mil pessoas ficaram sem eletricidade, assim como muitas aldeias da região italiana do Piemonte.

Em Itália, em Ventimiglia, o rio Roya galgou as margens, disse o prefeito Gaetano Scullino, segundo o qual, “desde 1958 não acontecia um desastre desse tipo, quando o rio derrubou uma estrutura que o atravessava”. As enchentes devastaram a parte oeste da cidade.

“Perdemos todas as máquinas e os ‘stocks’. Quando entrei, as câmaras frigoríficas estavam a flutuar”, lamentou Ramon Bruno, proprietário de uma fábrica de massas, em declarações à agência noticiosa italiana Ansa.

“A violência da água foi tal que levantou o chão”, disse o proprietário de um restaurante, Giorgio Muratore.

Na região italiana da Ligúria, as chuvas e o vento também atingiram o olival. Os agricultores relataram danos significativos, numa altura em que se aproximam as colheitas.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …