Inundações em França e Itália já fizeram um morto e vários desaparecidos

Guillaume Horcajuelo / Lusa

Fortes chuvas seguidas de inundações repentinas no sudeste de França e no noroeste de Itália causaram, este sábado, a morte a um bombeiro italiano, tendo as autoridades dos dois países dado conta de pelo menos 25 desaparecidos.

Os estragos são graves nos dois lados da fronteira, com várias aldeias isoladas, devastadas pela água e pelo desmoronamento de terra, com estradas e pontes danificadas ou destruídas, tendo sido mobilizados centenas de bombeiros, especialmente em Col de Tende que liga os Alpes da Ligúria, no norte de Itália, ao departamento francês dos Alpes Marítimos.

Em Itália, um bombeiro voluntário, de 53 anos, morreu durante uma intervenção no Vale de Aosta e pelo menos 17 pessoas estão dadas como desaparecidas na região do Piemonte.

16 pessoas estão desaparecidas em Cuneo, no Piemonte, e um homem que está desaparecido depois de o seu veículo ter caído no rio Sesia, segundo um comunicado à imprensa.

A situação é dramática. 150 bombeiros trabalham desde sexta-feira à noite na encosta do Tende, que estamos a tentar alcançar de comboio, porque a estrada está fechada”, disse o comandante dos bombeiros de Cuneo, Vincenzo Bennardo, citado pela agência noticiosa italiana Ansa.

Segundo o bombeiro, procuram um grupo de italianos de quatro a seis pessoas, desaparecido no vale de Roya, próximo ao desfiladeiro de Tende.

Em França, nos Alpes Marítimos, os serviços de emergência anunciaram que há 10 desaparecidos, incluindo dois bombeiros. “São pessoas que não vimos serem levadas (pelas correntes de águas), mas não temos notícias suas“, segundo os bombeiros franceses, citados pela AFP.

Um polícia foi levado pelas águas na sexta-feira, mas já foi encontrado são e salvo.

O vale de Roya, entre a França e a Itália, está isolado.

Neste departamento, no sul de França, encontram-se os municípios mais afetados, designadamente Nice e nos vales de Vésubie e Tinée, na zona montanhosa dos Alpes.

“Muitas estradas foram cortadas, secções de estradas desabaram. De repente, aldeias como Saint-Martin-Vésubie ou Roquebillière ficaram isoladas. Também vemos algumas casas danificadas pois as águas dos rios ultrapassaram as margens”, disse um porta-voz dos bombeiros franceses.

Em Roquebillière, a 52 quilómetros a norte de Nice, “o rio Vésubie transbordou o leito (…) Tudo foi levado pela água, parte da velha ponte de ferro também foi levada pelas águas e o parque de campismo”, disse à AFP Serge Franco, de 60 anos. “Estamos todos surpreendidos”, rematou.

Dois idosos foram levados pela água quando a sua casa, em Roquebillière, desabou. “Os bombeiros não tinham cordas suficientemente compridas. A casa foi envolvida de repente pelas águas”, disse Patrick Theus, que testemunhou o acidente.

A rede telefónica está muito fraca e as comunicações difíceis, noticiou a AFP. Em França, 12 mil pessoas ficaram sem eletricidade, assim como muitas aldeias da região italiana do Piemonte.

Em Itália, em Ventimiglia, o rio Roya galgou as margens, disse o prefeito Gaetano Scullino, segundo o qual, “desde 1958 não acontecia um desastre desse tipo, quando o rio derrubou uma estrutura que o atravessava”. As enchentes devastaram a parte oeste da cidade.

“Perdemos todas as máquinas e os ‘stocks’. Quando entrei, as câmaras frigoríficas estavam a flutuar”, lamentou Ramon Bruno, proprietário de uma fábrica de massas, em declarações à agência noticiosa italiana Ansa.

“A violência da água foi tal que levantou o chão”, disse o proprietário de um restaurante, Giorgio Muratore.

Na região italiana da Ligúria, as chuvas e o vento também atingiram o olival. Os agricultores relataram danos significativos, numa altura em que se aproximam as colheitas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …