Interpol suspende parceria com a FIFA devido ao escândalo de corrupção

Walter Bieri / EPA

Joseph Blatter no 65º Congresso da FIFA em Zurique

Joseph Blatter no 65º Congresso da FIFA em Zurique

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou esta sexta-feira a suspensão de uma parceria com a FIFA, no valor de 20 milhões de euros, devido ao escândalo de corrupção que atingiu o organismo que rege o futebol mundial.

O secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock, informou que vai suspender o programa intitulado Integridade no Desporto, que foi criado em maio de 2011 e deveria prolongar-se por um período de 10 anos.

“Atendendo ao atual contexto em torno da FIFA e apesar de a Interpol continuar determinada em desenvolver o nosso programa Integridade no Desporto, decidi suspender o acordo”, indicou Stock, em comunicado.

A Interpol acrescentou que “todos os parceiros externos, sejam públicos ou privados, devem partilhar os valores fundamentais da organização”, assinalando que a FIFA se comprometia no acordo a desenvolver atividades compatíveis com esses princípios.

A 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.

Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.