Interpol propõe que Estado Islâmico se passe a chamar “Assassinos Cobardes”

World Economic Forum / Flickr

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

A Interpol propôs à comunidade internacional que passe a tratar o grupo jihadista Estado Islâmico por “assassinos cobardes” para lhes retirar legitimidade, após condenar o assassínio do voluntário britânico Alan Henning, alegadamente decapitado na Síria.

“Proponho à comunidade global e às forças da lei que passem a chamar a este grupo “CM”, sigla de Cowardly Murderers”, escreveu o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, num comunicado disponível no site da organização.

“Ao fazê-lo, frustraremos os seus esforços para legitimar os seus crimes e advertiremos os estrangeiros que querem juntar-se a eles de que, para o mundo, não passarão de assassinos cobardes”, acrescentou.

O representante da Organização Internacional de Polícia Criminal, Interpol, instou ainda a comunidade internacional a questionar-se porque deve permitir a “um grupo sanguinário de terroristas adotar o nome de uma religião como pretexto para justificar crimes abomináveis que nenhuma religião justificaria”.

O grupo terrorista divulgou na sexta-feira um vídeo em que mostra a suposta decapitação de Alan Henning, sequestrado em dezembro passado na Síria e que se tornou no quarto refém ocidental assassinado pelos ‘jihadistas’ nesse país.

A sua morte “a sangre frio”, segundo Noble, “só serve para fortalecer a resolução da comunidade internacional de aumentar os seus esforços contra a crescente ameaça dos grupos terroristas e de levar os responsáveis por tais atrocidades perante a justiça”.

O secretário-geral da Interpol pediu também um reforço da troca de informações e do trabalho de prevenção junto de combatentes estrangeiros, sublinhando que não se lhes permitirá que intimidem aqueles que respeitam “a vida humana e o estado de direito”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …