Interpol propõe que Estado Islâmico se passe a chamar “Assassinos Cobardes”

1

World Economic Forum / Flickr

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

A Interpol propôs à comunidade internacional que passe a tratar o grupo jihadista Estado Islâmico por “assassinos cobardes” para lhes retirar legitimidade, após condenar o assassínio do voluntário britânico Alan Henning, alegadamente decapitado na Síria.

“Proponho à comunidade global e às forças da lei que passem a chamar a este grupo “CM”, sigla de Cowardly Murderers”, escreveu o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, num comunicado disponível no site da organização.

“Ao fazê-lo, frustraremos os seus esforços para legitimar os seus crimes e advertiremos os estrangeiros que querem juntar-se a eles de que, para o mundo, não passarão de assassinos cobardes”, acrescentou.

O representante da Organização Internacional de Polícia Criminal, Interpol, instou ainda a comunidade internacional a questionar-se porque deve permitir a “um grupo sanguinário de terroristas adotar o nome de uma religião como pretexto para justificar crimes abomináveis que nenhuma religião justificaria”.

O grupo terrorista divulgou na sexta-feira um vídeo em que mostra a suposta decapitação de Alan Henning, sequestrado em dezembro passado na Síria e que se tornou no quarto refém ocidental assassinado pelos ‘jihadistas’ nesse país.

A sua morte “a sangre frio”, segundo Noble, “só serve para fortalecer a resolução da comunidade internacional de aumentar os seus esforços contra a crescente ameaça dos grupos terroristas e de levar os responsáveis por tais atrocidades perante a justiça”.

O secretário-geral da Interpol pediu também um reforço da troca de informações e do trabalho de prevenção junto de combatentes estrangeiros, sublinhando que não se lhes permitirá que intimidem aqueles que respeitam “a vida humana e o estado de direito”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.