/

A Internet odeia Anne Hathaway. Mas porquê?

O repúdio é real e até surgiu um movimento — ‘Hathahaters’ — para o espalhar. Ódio custou-lhe papéis, mesmo depois de ter vencido um Óscar, mas o realizador Christopher Nolan foi um “anjo” na vida profissional da atriz.

Em recente entrevista à Vanity Fair, a atriz Anne Hathaway revelou que o realizador Christopher Nolan salvou a sua carreira em Hollywood.

De acordo com a artista, Nolan não se preocupou com o quanto a sua imagem era repudiada online e decidiu convidá-la na mesma, depois de vencer um Óscar em 2013, para participar no filme que estava a produzir — nada menos do que o aclamado Interstellar.

Hathaway, que trabalha na indústria desde os 17 anos, disse à revista que, na altura, era repetidamente ridicularizada pelo público e pela imprensa, tendo até mesmo sido alvo de um artigo intitulado “Por que é que toda a gente odeia Anne Hathaway?”

Odiada na Internet. Porquê?

Desde o final dos anos 2000 e início dos 2010, quando vivia um dos seus momentos mais frutíferos nos cinemas, Anne Hathaway passou a ser alvo de comentários ofensivos na Internet, que diziam que a atriz era uma mulher “afetada”.

Os rumores surgiram não exatamente porque Hathaway tivesse dito ou feito algo que “comprovasse essa condição”, mas porque a artista tinha uma imagem não natural que exalava presunção, diziam os internautas.

Nos EUA, especialmente — país onde estes ataques sempre foram mais intensos —, Anne era associada a um arquétipo comum das escolas norte-americanas: o da rapariga irritantemente perfeccionista. Para muita gente, não importava exatamente o que a atriz dizia ou fazia nos cinemas, mas sim a imagem supostamente contida e quase “burocrática” que transmitia na sua carreira.

Esta visão atingiu o seu ápice em 2013, quando a atriz foi premiada no Óscar e os seus críticos ganharam o apelido de ‘Hathahaters’ — que se transformou numa hashtag bastante movimentada nas redes sociais.

Na altura, a escolha da Academia fez com que os rumores sobre a sua personalidade ganhassem ainda mais tração, especialmente porque, no mesmo momento, Hollywood caía de amores por alguém que era o exato oposto da atriz.

Comparações com Jennifer Lawrence

alien_artifact / Flickr

Jennifer Lawrence na Vogue de setembro de 2013

Durante o início dos anos 2010, Hollywood vivia uma paixão declarada por Jennifer Lawrence. A atriz, protagonista da franquia ‘Hunger Games’ (‘Jogos da Fome’) e estrela da longa-metragem O Lado Bom da Vida, era indiscutivelmente a atual “queridinha” da América, aclamada por todos.

Divertida, espontânea e com uma frescura difícil de ver em artistas da indústria, Lawrence era vista como a antítese perfeita de Hathaway. Uma comparação que ganhou ainda mais força no fatídico Óscar de 2013, quando a atriz ganhou a estatueta de Melhor Atriz Secundária por ‘Os Miseráveis’ e Lawrence foi premiada como Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida.

Embora as próprias atrizes nunca tenham alimentado nenhum tipo de rivalidade, parte da imprensa, em especial os tabloides americanos, fez questão de enfatizar as diferenças entre as duas, chegando a salientar o “discurso metódico” de uma em comparação à queda na escada da outra (algo “humano” e nada planeado).

Estes ataques tornaram as coisas ainda mais complicadas para Anne após a premiação, levando, inclusive, muitos profissionais a negarem-lhe papéis devido a esse “ódio gratuito” na Internet. Foi então que Christopher Nolan cruzou o seu caminho.

“Christopher Nolan foi um anjo para mim, que não se importou com isso e deu-me um dos papéis mais lindos que já tive num dos melhores filmes em que já participei”, relembrou a atriz.

“Não sei se ele sabia que estava a apoiar-me na altura, mas teve esse efeito. A minha carreira não perdeu força como poderia ter acontecido se ele não tivesse apoiado-me”, contou à Vanity Fair.

Uma atriz veterana

Mais de dez anos depois, Anne Hathaway continua a todo o vapor em Hollywood. Após o seu papel em Interstellar, em que dá vida à bióloga e astronauta Amelia Brand, a atriz esteve envolvida em inúmeros outros sucessos nos ecrãs, como o filme Oito Mulheres e um Segredo ou Convenção das Bruxas.

A sua má reputação na Internet parece ter acabado de vez, tanto porque a “rivalidade” criada com artistas como Jennifer Lawrence ficou no passado. O público parece ter conseguido perceber e compreender melhor a atriz.

Atualmente, a atriz acaba de estrelar o filme Uma Ideia de Você, uma comédia romântica nascida de uma fanfic sobre o cantor Harry Styles. Apontada por muitos como um ponto fora da curva na sua carreira, o título, no entanto, foi muito bem-recebido pela agora veterana de Hollywood, que numa entrevista no SXSW, disparou: “Não quero ser rotulada e não quero ser colocada numa caixa do tipo de filmes que devo fazer devido à minha idade, sexo ou porque ganhei um Óscar. Quero divertir-me, caramba. Isso fala comigo”.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.