Ronaldo até gostou do seu busto, mas o mundo não para de rir

Homem de Gouveia / EPA

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa. Mas o protagonista foi outro.

“Ver o meu nome ser dado a este Aeroporto é algo muito especial, toda a gente sabe que tenho orgulho das minhas raízes e da minha terra. Sei que algumas pessoas não estão de acordo, mas se calhar algumas estão aqui neste momento. Somos livres, vivemos numa democracia e todos temos direito de expressar a nossa opinião. Prefiro aqueles que defendem as suas opiniões de voz alta e de forma clara aos que se escondem atrás e que falem por eles”, afirmou Cristiano Ronaldo, no discurso oficial.

«Sei da responsabilidade que tenho, tentarei sempre dignificar Portugal e em especial a Madeira, com dedicação, espírito de sacrifício e paixão, como sempre fiz até agora», destacou o jogador.

No entanto, apesar de o dia girar em torno do “melhor jogador do mundo”, o protagonista foi outro. Na cerimónia, ao lado da placa que homenageia o jogador de futebol foi colocada uma estátua do futebolista, que está a ser alvo de piadas.

A população não deixou escapar a falta de semelhanças entre a obra e Cristiano Ronaldo, e as reações espalharam-se nas redes sociais.

https://twitter.com/FCBarcelonaHome/status/847283497404317698

Há até quem questione se a estátua foi inspirada no programa “Art Attack”, que foi criado para ensinar as crianças a desenhar.

Apesar de algumas sugestões de que Lionel Messi esteve por trás da criação do busto de Ronaldo, a verdade é que a estátua de bronze é da autoria do escultor madeirense Emanuel Santos, que diz estar muito orgulhoso do seu trabalho.

O busto, feito de bronze, “demorou quinze dias no máximo”, afirmou Emanuel. “É sempre uma mais-valia para mim fazer um trabalho desta natureza, para mais a representar a maior vedeta do futebol mundial, sendo um conterrâneo”, disse o escultor à RTP.

O Cristiano Ronaldo gostou, só mandou tirar umas rugas que dão uma certa expressão no rosto quando ele se está a rir. Ele disse que estava um bocadinho saliente, que o fazia mais velho. E pediu para desbastar mais um bocadinho, para ficar mais liso e mais jovial. Mas mandaram avançar porque gostaram do que viram”, acrescentou o escultor, que recebeu a aprovação da mãe e do irmão de CR7.

Emanuel Santos não está preocupado com as reações negativas porque “uma escultura é uma escultura e uma fotocópia é uma fotocópia”.

Esta é a segunda representação de Ronaldo na ilha da Madeira. A estátua de corpo inteiro de Ronaldo – com 3,40 metros de altura e 800 quilos -, que foi inaugurada há alguns anos, também gerou polémica.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. feito em 15 dias?? um bocado pouco para uma escultura que se preze.. o que nao foi o caso.
    3,4 metros de altura? ZAP essa informação esta correcta?

    • Caro David,
      A informação está incorrecta, a escultura que tem 3,4 metros de altura é obviamente a primeira estátua do Ronaldo na Madeira, não o busto agora inaugurado.
      Está corrigido, obrigado pelo reparo.

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …